CONECTANDO COM A NATUREZA

Mais de 5.400 pessoas participam das atividades da Semana do Meio Ambiente no Espaço Ciência

foto_site2

Durante cinco dias, entre 5 e 9 de junho, as 5.406 pessoas e 70 escolas que passaram pelo Espaço Ciência tiveram um tempo para se conectar à natureza. Cada oficina, passeio, experimento e atividade foi um convite para que o visitante desfrutasse desta conexão –  tema definido pela ONU para a Semana do Meio Ambiente.

Somente na quinta-feira (08), penúltimo dia do evento, 1.500 pessoas visitaram o Museu, que integra a Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação de Pernambuco.

>> Confira a reportagem da Rede Brasil

Já na Recepção, os visitantes foram recebidos com Toré por um grupo de indígenas dos Povos Fulni-ô. Eles conversaram sobre suas relações com o meio ambiente. Depois entoaram cantos em sua língua originária – o Yaathée – e convidaram todos a se juntarem a eles em uma grande roda.

>> Confira o vídeo

OFICINAS – Depois disso, as pessoas podiam escolher entre as diversas oficinas que compunham a programação. Podiam, por exemplo, traçar um diagnóstico ambiental. Com lápis e papel na mão, a meninada foi conhecer o manguezal e anotar suas características. Depois, dividiram-se em tarefas de gente grande: recolher água do local para analisar a qualidade; comparar os tipos de mangue; coletar o lixo que houvesse na área.

O manguezal também foi o mote da oficina que juntou música e natureza – relacionando o ecossistema à trilha sonora de Chico Science. Depois de cantar e ouvir várias histórias, a turminha pintou caranguejos confeccionados com garrafa pet.

Teve gente que fabricou repelente caseiro, outros viram o que acontece quando muda o PH do solo, ou plantaram sementes de girassol. Em outra oficina, os visitantes verificaram, na prática, como acontece uma chuva ácida e quais os seus impactos. Puderam, ainda, discutir sobre os efeitos do lixo eletrônico, em uma sociedade que estimula o consumo de bens cada vez menos duráveis.

Alternativas tecnológicas de sustentabilidade também foram apresentadas. É o caso da oficina que mostrou o funcionamento de um gerador de hidrogênio que, a partir da separação das moléculas da água, pode gerar energia de forma limpa e renovável. Ou da que apresentou uma forma de utilizar a robótica em um sistema de irrigação automático, com um sensor de umidade colocado no solo.

>> Confira o vídeo

PARCERIAS – O apoio de vários parceiros foi fundamental para o sucesso da Semana do Meio Ambiente. Os alunos do Departamento de Química da Universidade Federal (UFPE), Campus Caruaru, arrancaram gargalhadas com uma divertida apresentação teatral sobre descarte de medicamentos.

Alunos da disciplina Estágio Supervisionado 4, da Professora Flávia Vasconcelos, eles também realizaram atividades sobre reutilização de água; apresentaram uma proposta de plástico biodegradável; conversaram sobre lixo eletrônico; e trouxeram deliciosos quitutes preparados a partir de reaproveitamento de cascas e restos de alimentos.

>> Confira o vídeo

Alunos do EREM João Bezerra também deram sua contribuição: mostraram maquetes, exibiram vídeo e realizaram atividade lúdica sobre o cuidado com o meio ambiente.

>> Confira o vídeo

Atividades sobre coleta seletiva, apresentadas pelo pessoal da Indústrias ASA; contação de histórias com a CPRH; e oficina de confecção de artigos juninos com material reciclável, proposta pela SEMAS (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco), completaram a programação.

Outra parceria importante foi firmada com a Fundação Marista. Durante os cinco dias de evento, o Espaço Ciência coletou doações de sucata eletrônica. O material coletado será levado ao Centro de Recondicionamento de Computadores – projeto da Fundação Marista que garante o reaproveitamento de peças classificadas como obsoletas. O recolhimento será mantido. Confira s peças que podem ser doadas:

• Cabos de Força (Macho)
  • Caixas de Som
  • Carregadores para Notebooks
  • Notebooks
  • Drives de DVD
  • Estabilizadores
  • Filtros de Linha e Extensões
  • Fontes ATX
  • Gabinetes (completos ou parciais)
  • HD&#39
  • Hubs ou Switches (04, 08, 16 ou 24 Portas)