CIÊNCIA MÓVEL NO ACESS@ BRASIL

Ação itinerante do Espaço Ciência participou do 1º Acess@ Brasil, em Olinda

IMG-20171204-WA0047Ciência Móvel no Engenho Massangana

De 05 a 07 de dezembro,  o Ciência Móvel esteve em Olinda, onde participou do 1º Acess@ Brasil. O encontro foi  realizado na Praça do Carmo e Faculdade de Olinda (Focca) e teve o objetivo de discutir políticas públicas e ações concretas para inclusão da população de baixa as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). cerca de 30 mil pessoas participaram do evento.

A ação itinerante do Espaço Ciência, esteve na Focca com seus três projetos: Ciência Móvel, Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco e Planetário Inflável.

O Ciência Móvel é um projeto que chama a atenção da população por onde passa. Os jovens se divertem com diversas atividades interativas, jogos topológicos e cerca de cem experimentos, que ajudam a despertar o interesse da população pela Ciência. A Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco inclui totens com caricaturas de cientistas e atividades interativas que valorizam as ações de cientistas do estado e estimulam jovens a buscar o caminho do conhecimento.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

SAIBA MAIS SOBRE O CIÊNCIA MÓVEL E CARAVANA NCP

O Acess@Brasil é incubador de quatro ações já consagradas no campo da Tecnologia e Inclusão Sociodigital brasileira: a 14ª Oficina Nacional para Inclusão Digital e Participação Social; a 4º Expoidea – Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura; o 2º Fórum de Cidades Digitais, Inteligentes e Humanas; e o 1º Encontro Latinoamericano de Inovação e Economia Circular. Na programação: oficinas, painéis temáticos, debates, exposições e feiras de negócios.

O encontro tem o conceito de “Bottom-Up”. Ou seja, facilitar o acesso da população de baixa renda e baixa escolaridade às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A ideia é reunir os maiores eventos de inclusão sociodigital e tecnologias sociais do Brasil.

Foram debatidos temas como o o futuro da política de inclusão sociodigital, revitalização dos pontos de inclusão sociodigital, software livre, criação dos territórios digitais, formação dos educadores sociais, tecnologias sociais, inovação e empreendedorismo digital, economia circular, cidades digitais, recondicionamento e reciclagem de eletroeletrônicos.

Além disso, o evento abordou a relação entre os conhecimentos produzidos e a sua disseminação junto aos agentes de inclusão sociodigital, trazendo temas como geração de trabalho e renda, cidadania plena, construção permanente de políticas públicas, respeito às diversidades, soberania nacional, desenvolvimento econômico e sustentável.

ENGENHO MASSANGANA – Na semana anterior, a Ação Itinerante do Espaço Ciência esteve no Cabo de Santo Agostinho, onde integrou a programação da Fundação Joaquim Nabuco para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Engenho Massangana.

Centenas de estudantes e famílias das escolas do entorno, sobretudo das áreas rurais, tiveram acesso às atividades e experimentos nas diversas áreas do conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *