CIÊNCIA JOVEM: pré-inscreva-se!

23ª Ciência Jovem está com inscrições abertas, até 15 de maio, para pré-inscrição de projetos

SITE-CJ-2017

Estão abertas, até 15 de maio, as pré-inscrições de projetos na 23º Ciência Jovem – Feira Internacional de Ciências. As pré-inscrições não significam inscrição definitiva, que deve ser feita no mês de agosto, mas garantem um ponto no resultado final. Tanto os trabalhos desenvolvidos pelos alunos quanto os projetos apresentados pelos professores (Educação Científica) devem realizar a inscrição antecipada, por meio do formulário abaixo:

>> Faça aqui a pré-inscrição de seu projeto

>> Afilie sua Feira à Ciência Jovem

Podem participar da feira escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada. Do exterior, serão aceitos também projetos desenvolvidos por alunos de universidades públicas e privadas. Cada escola participante pode concorrer com até dois projetos de alunos, em categorias diferentes. Escolas que trabalham com educação especial podem apresentar dois trabalhos numa mesma categoria, desde que um deles seja na modalidade Educação Especial.

Para os projetos de alunos, são cinco categorias diferentes:  Iniciação à Pesquisa, voltada para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica, dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, para alunos do Ensino Médio; e Francis Dupuis, destinada aos alunos de outros países.

>> Acesse o regulamento para projetos de alunos

Já os projetos de professores, categoria Educação Científica, tem como objetivos incentivar a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e socializar experiências bem sucedidas. São aceitas inscrições com apenas  um professor por projeto, em formato de relato reflexivo de experiência pedagógica, expostos por meio de pôsteres.

>>Acesse o regulamento para projetos de professores

Para o diretor do Espaço Ciência, que coordena a Feira, Antonio Carlos Pavão, as grandes ideias surgem dos jovens. Só é preciso que sejam estimuladas. “A Ciência Jovem  é uma revolução pedagógica. Ela foge daquele modelo do professor que sabe tudo e repassa aos alunos. É um trabalho colaborativo em que as questões são lançadas para investigação e descoberta”, afirma.

A ideia é que, durante todo o ano, os projetos possam ser executados na escola, de forma interdisciplinar e integrados ao curriculum.

As pré-inscrições para a Ciência Jovem ficam abertas até 15 de maio e as inscrições definitivas serão no mês de agosto. As pré-inscrições garantem um ponto no resultado final. Confira o cronograma:

• 06/03 a 06/04: Afiliação de Feiras de Ciências à Ciência Jovem
  • 30/03 a 15/05: Pré-inscrição de projetos
  • 01 a 15/08: Inscrição de projetos das afiliadas
  • 01 a 31/08: Inscrições definitivas
  • 20/09: Divulgação dos projetos selecionados
  • 09, 10 e 11/11: CIÊNCIA JOVEM 2017

> Ciência Jovem tem 48 Feiras afiliadas

> Está oficialmente lançada a 23ª Ciência Jovem. Pré-inscrições vão até 15 de maio

> Lançamento da 23ª Ciência Jovem será nesta quinta (30)

> CIÊNCIA JOVEM AFILIA FEIRAS