Troça da Ciência em Garanhuns

Troça científica é a primeira atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambucoconvite carnaval EC Garanhuns-01

Na quarta-feira (03/02) a troça carnavalesca científica “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” chegará à cidade de Garanhuns para desfilar pelo terceiro ano consecutivo. Durante o desfile da troça acontecerá o lançamento estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que terá como tema “Ciência alimentando o Brasil” e acontecerá de 17 a 23 de outubro em todo o Brasil.

A concentração acontecerá a partir das 15h no Parque Euclides Dourado (mais conhecido como Parque dos Eucaliptos), passando pelas ruas de Garanhuns com muito frevo da Orquestra Manoel Rabelo, animação e bonecos gigantes dos cientistas Albert Einstein, Aziz Ab’Saber, Naíde Teodósio, Charles Darwin, Leite Lopes e Milton Santos, culminando no Espaço Colunata.

A troça da ciência foi criada com o propósito de divulgação científica em 2005, oriunda da parceria entre SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos. Teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com o primeiro boneco da troça – Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. Atualmente, fazem parte da troça os bonecos gigantes dos cientistas Albert Einstein, Galileu Galilei, Marie Curie, Leite Lopes, Milton Santos, Charles Darwin, Carlos Chagas, Aziz Ab’Saber, Johanna Döbereiner, Santos Dumont, Paulo Freire, César Lattes e Naíde Teodósio.

Os bonecos cientistas já estiveram presentes nas reuniões anuais da SBPC, na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição do percurso carnavalesco de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, em 2014, a troça foi ao interior pernambucano como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica.

Em Garanhuns, o desfile conta com a parceria do Espaço Ciência, Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAG, A.P. Produções, BLOGATIVO, Coordenação dos Projetos Projovem Urbano do Agreste Meridional e Travessia. Também apoiam a agremiação as Secretarias de Cultura e Comunicação de Garanhuns e Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano.