ABERTA OFICIALMENTE A SNCT-PE

Abertura da Semana Nacional de Ciência em Tecnologia atraiu milhares de pessoas para Porto de Galinhas, Ipojuca

20171023_092847 20171023_124033 20171023_144507 20171023_170605Está lançada oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. O evento aconteceu em Porto de Galinhas, Ipojuca, e atraiu milhares de pessoas, sobretudo estudantes. A solenidade contou com a participação da prefeita do município, Célia Sales; da secretária de Ciência e Tecnologia, Lúcia Carvalho; do diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão; entre outras autoridades. Estavam lá também representantes de várias instituições e das escolas locais e de municípios vizinhos, como Moreno, escada e Sirinhaém.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

CONFIRA A PLAYLIST DE VÍDEOS

Durante o dia inteiro, as pessoas se divertiram nos estandes espalhados pela rua, junto à Praça das Esculturas. E também na exposição “Jogos e Acasos,” montada na Escola Municipal Dr. Manoel Luiz Cavalcanti Uchoa  ou no Planetário e Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco, na Escola Estadual José Mário Alves da Silva. Ou mesmo na beira-mar, com lançamento de foguetes e observação do sol.

Estudantes de várias idades, turistas e visitantes descobriram que a matemática pode ser muito divertida, seja nas atividades matemáticas do Ciência Móvel ou nos jogos confeccionados artesanalmente pela turma do IFPE Recife. Perceberam também que a matemática está em tudo: na robótica, por exemplo, mostrada pelos estudantes do EREM Frei Otto, de Nossa Senhora do Ó.

O grupo, juntamente com um professor, resgatou o kit de LEGO que estava parado na escola, foi pesquisar sobre o assunto e aprender por conta própria. Hoje, eles têm 27 projetos e preparam os alunos mais novos. “E a gente percebe que a Robótica tem servido como estímulo para os alunos aprenderem Exatas, principalmente matemática”, afirma João Vítor Lira, um dos integrantes do grupo.

Além do pessoal da Frei Otto e do IFPE Recife, estavam na abertura os alunos do EREM Epitácio Pessoa, do Cabo de Santo Agostinho; do Colégio Militar do Recife; do EREM Alfredo Freyre, do Recife; entre outras. Chamou atenção também o estande do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz, onde as pessoas aprendiam um pouco mais sobre a esquistossomose e podiam observar larvas Cercária no microscópio. Destaque também para o raspa-raspa  e a mascote da SNCT, movidos a energia solar e produzidos por Josué Cipriano.

A solenidade de abertura aconteceu por volta das 16 horas e contou com apresentação da Orquestra Cidadã Meninos de Ipojuca e do grupo de Capoeira local. A secretária de Ciência e Tecnologia, Lúcia Carvalho, ressaltou a importância de eventos como a SNCT, que aproximam a Ciência da população. E destacou: “Isso se torna ainda mais importante em momentos como o atual, de ameaça aos sistemas de pesquisa e cortes orçamentários na Ciência e Tecnologia”.

Durante o evento, foram homenageados os alunos de Ipojuca que foram destaque nas Olimíadas de Matemática. E uma homenagem especial foi feita ao diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão, por seu empenho e dedicação à divulgação científica. “Conhecimento é poder. E justamente por isso deve ser democratizado. Democratizar o acesso  à Ciência e Tecnologia é empoderar o povo”, afirmou Pavão.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua, tanto em Ipojuca, quanto em dezenas de outros municípios e polos. O encerramento será nos dias 28 e 29, em Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco.

CONFIRA A COBERTURA DA SNCT-PE