TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS

WhatsApp Image 2017-05-11 at 09.13.47

Em 2017, o Torneio Virtual de Ciências chega à segunda edição. Apesar da pouca idade,  os resultados da primeira edição mostram que o conceito de ciência que se aprende na prática tem bastante receptividade entre os jovens, sobretudo quando acompanhado do uso de tecnologias que eles dominam, como Internet e redes sociais.

Trata-se de uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. São convites à experimentação: construir um experimento que prove a existência da fotossíntese; medir a quantidade de açúcar existente em diversas marcas de refrigerante; testar a probabilidade de um pão cair com a manteiga virada para baixo; construir um equipamento robótico para combater o desperdício de água; elaborar um composto alimentar para combater a anemia e desnutrição… Esses foram alguns dos desafios lançados em 2016, com resultados surpreendentes.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares. Todo o processo é registrado em vídeo, postado no Youtube e os links encaminhados ao Espaço Ciência, que os compartilha em suas redes sociais. Além da pontuação técnica, os participantes ganham pontos extras pelo compartilhamento dos vídeos nas redes, garantindo maior visibilidade ao processo de descoberta científica.

Ao mesmo tempo, o uso das ferramentas virtuais permite maior alcance do Torneio, garantindo a participação de equipes do interior do estado. Em 2016, inscreveram-se 186 equipes de todas as regiões de Pernambuco. Na segunda edição, este número já subiu para 217. Significa, direta ou indiretamente, mais de 7 mil alunos envolvidos,  sendo 43% da Região Metropolitana, 20% do Agreste, 20% do Sertão e 17% da Zona da Mata.

TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS 2017

> Confira o Regulamento

> Confira a Fanpage do Torneio

> Confira a cobertura completa