Semanas Temáticas

As semanas temáticas acontecem durante todo o ano no Espaço Ciência. Sempre com assuntos interessantes e programação diferenciada, o objetivo de divulgar a ciência se cumpre com atividades multidisciplinares, onde o visitante é convidado a aprender de forma interativa.

A programação conta com oficinas nos laboratórios e nas áreas externas, peças teatrais científicas, contação de histórias, exposições, entre outras.

MARÇO

Semana da Água
Em parceria com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Energéticos e Compesa, o Espaço Ciência promove no mês de março a semana da água, que trata do tema com a perspectiva de conscientização ambiental do público.

ABRIL

Semana dos Povos Indígenas
No mês de abril os visitantes aprendem sobre os primeiros habitantes do nosso país, além de seus costumes e características, reproduzidas nas diferentes áreas da ciência.

MAIO

Semana dos Museus
Os museus de todo país são convidados a participar deste evento em comemoração ao Dia internacional dos museus. Durante essa semana, o Espaço Ciência desenvolve uma programação especial, onde exibe exposições variadas de acordo com o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Semana da Energia
No nosso planeta podemos encontrar vários tipos de fontes energéticas. A partir disso, o Espaço Ciência busca aprofundar o tema, que a cada ano traz uma perspectiva nova, afim de mostrar aos visitantes a importância de cada matriz energética.

JUNHO

Semana do Meio Ambiente
O museu trabalha com o tema meio ambiente durante todo o ano, mas nessa semana em especial, as atividades são intensificadas. A fauna e flora ganham destaque juntamente com o Manguezal Chico Science, ecossistema costeiro do Espaço Ciência. Empresas e instituições parceiras também contribuem para a realização desse evento.

SETEMBRO

Primavera dos Museus
A semana acontece no início da primavera, a cada ano o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) propõe temas diversos para que haja um debate entre o museu e a sociedade.

Semana da Astronomia
A astronomia é uma ciência que mexe com a curiosidade e o imaginário da humanidade. Pensando nisso, o Espaço Ciência e o Observatório do Alto da Sé, em Olinda, promovem sempre no mês de setembro, atividades como lançamento de foguetes, sessões no planetário, observações noturnas e sessões de vídeos.

OUTUBRO

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Popularizar a ciência e a tecnologia através de temas cotidianos é a intenção da SNCT. Anualmente promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Pernambuco é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Espaço Ciência, um dos polos de atividades.