Robótica

O que é Robótica?

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada às pessoas (Seres Vivos).

Mas o que é um Robô?

Um robô (ou robot) é um dispositivo comumente utilizado para ajudar o ser humano na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.

Tipos de Robótica: Robótica Educacional

A robótica como forma de auxílio na educação. Em sala de aula são transformadas em ideias que estimulam o aluno a sempre querer aprender mais, instiga a voracidade em absorver novos conhecimentos e tecnologias. A robótica educacional procura auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula assim o aluno aprende a pesquisar novos conhecimentos e sempre se atualizar, principalmente aprender para no futuro estar pronto para entrar no campo de trabalho. Os tipos de robótica educacional são robótica de lego e robótica livre.

O que é Robótica Livre?

O Projeto Robótica Pedagógica ou Educacional Livre é uma proposta diferenciada em relação a maioria dos projetos de robótica em ambiente escolar que é desenvolvida com a utilização de kits padronizados, o projeto parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais que em sua maioria utilizam Software e Hardware Proprietário. Este projeto propõe a quebra de paradigma com a utilização de Software e Hardware Livre.

Além da utilização de softwares livres (Linux e seus aplicativos), este projeto também tem o caráter ecológico, pois utilizamos sucatas que geralmente são descartadas em lixos (o chamado Lixo Eletrônico) como material base para a construção de kits alternativos de robótica e de artefatos tecnológicos, por exemplo, robôs e protótipos de objetos da vida real (braço mecânico, elevador…), são reaproveitados os motores de passo de impressoras, drivers de 3 1/2″ e 5 1/4″, motores contínuos de cdrom’s etc.

O que é Robótica de lego educacional?

LEGO Group, o produto LEGO Mindstorms é constituído por um conjunto de peças da linha tradicional (tijolos cheios, placas, rodas) e da linha LEGO Technic (tijolos vazados, motores, eixos, engrenagens, polias e correntes), acrescido de sensores de toque, de intensidade luminosa e de temperatura, controlados por um processador programável.

Estes conjuntos são utilizados, para além da função lúdica, com função didática em instituições de ensino tecnológico abordando a teoria e a prática de conteúdos direcionados para a introdução à robótica, permitindo o desenvolvimento de projetos de pequeno e médio porte, estimulando a criatividade e a solução de problemas do quotidiano por parte dos alunos.

O sistema LEGO Mindstorms para escolas consiste em três partes:

Conjuntos de construção
Software educativo RoboLAB
Esquemas (diagramas) de trabalho

 

Links: http://robolivre.org/

http://labdegaragem.com

 

Últimas notícias

2ª etapa – Seleção Monitores

A segunda etapa da seleção de monitores acontecerá no dia 04/12, às 9h ou às 14h. Todos deverão comparecer para entrevista individual no Centro Educacional do Espaço Ciência. SELECIONADOS PARA A SEGUNDA ETAPA DA SELEÇÃO MONITORES ESPAÇO CIÊNCIA 1.   ANA PAULA BAY FRANCISCO 2.  ANNA VIRGÍNIA ALBANO DE MELLO 3.  BLENDA ÚLIMA RODRIGUES CESAR GUEDES […]

2ª Convocação Monitores

Confiram a lista de selecionados para a Primeira Etapa da 2ª Convocação da Seleção dos Monitores. Todos os candidatos deverão comparecer ao Auditório do Espaço Ciência, no dia 27 de Novembro de 2013, às 09h ou às 14h. Não é preciso trazer documentos.   Programação da Segunda Convocação da Seleção dos Monitores: Dia 27/11 – No […]

Últimos artigos

Popularização da Ciência

Iniciativas pela popularização da ciência marcaram 2012 O ano de 2012 mostrou que com apoio, parceria e determinação é possível envolver os diversos atores da sociedade em torno de iniciativas para popularizar a ciência, despertar o interesse dos jovens pela área e promover a cultura científica no país. Um dos exemplos do resultado dessa mobilização […]

Crianças são cientistas?

Crianças aprendem e pensam como cientistas Vários estudos demonstram que, já em idade pré-escolar, elas são capazes de tirar conclusões com base em métodos estatísticos e por meio de observações e experimentação individual. Crianças em idade pré-escolar são capazes de tirar conclusões com base em análises estatísticas. Elas também aprendem por experimentos individuais e observação […]