Cursos de férias

Os Cursos de Férias integram as diversas atividades que têm sido promovidas pela Rede Nacional deCF Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, um projeto que hoje envolve mais de 60 Instituições públicas, incluindo vários programas de pós-graduação, para promover o ensino de ciências na educação básica.

A iniciativa deste projeto deve-se ao Professor Leopoldo de Meis da UFRJ que no final dos anos 1980, com apoio da VITAE, realizou os primeiros cursos. A partir de 2006, o projeto passou a contar com o apoio da CAPES e FINEP. Em essência, os Cursos de Férias proporcionam a professores e estudantes do ensino básico oportunidades de interação com pesquisadores, gerando ambiente propício à criação de experiências pedagógicas inovadoras e criando condições para que estudantes e professores possam desenvolver atividades de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa e assim reproduzir estas experiências em sala de aula.

São realizados 10 Cursos de Férias em Pernambuco. As atividades são desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco (campi Recife e Caruaru), Universidade Federal Rural de Pernambuco (campus Recife) e no Espaço Ciência. Os Cursos são ministrados por professores dos diversos departamentos universitários envolvidos e com tutoria de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica.

Durante os Cursos ocorrem diversas atividades. Os cursistas são recepcionados com uma aula inaugural visando discutir os aspectos centrais da metodologia científica. Em seguida, são convidados a formular questões sobre um determinado tema previamente selecionado pelos coordenadores dos cursos. A partir destas questões, elaboram hipóteses para serem testadas nos laboratórios através de experimentos conduzidos por eles próprios, sempre sob orientação dos tutores. Os resultados são apresentados num formato original, em geral de forma teatralizada, com música e outros recursos que tornam as apresentações sempre alegres e divertidas. Os cursistas também participam de diversas oficinas didáticas, palestras e visitam laboratórios dos departamentos da universidade.