LUZ, FÍSICA, MUSEUS

Na Semana dos Museus, 16 a 20 de maio, programação celebra ainda o Dia da Luz e o Dia d@ Físic@

De 16 a 22 de maio, museus de todo o país participam da 20ª Semana Nacional dos Museus que, este ano, tem como tema “O Poder dos Museus”. O Espaço Ciência se integra à programação e, além de todas as opções já disponíveis no Museu, oferece seis atividades diferentes, que partem de experimentos ou instalações existentes no acervo para tratar de conteúdos como química, arqueologia, história ou meio ambiente.

Os visitantes poderão, por exemplo, identificar e descobrir quem são os cientistas cujos totens estão distribuídos ao longo do percurso do Museu e identificados com charadas. Poderão também observar, registrar e fotografar aves; identificar a presença de átomos de carbono no nosso dia-a-dia; ou participar de um jogo que ajuda a desmistificar os povos originários da América. Em outra atividade, será possível escavar as camadas da terra em busca de artefatos e entender melhor a arqueologia. Ou que tal confeccionar um modelo para entender como os insetos enxergam? A programação da semana inclui ainda as atividades para celebrar o Dia Internacional da Luz e o Dia do Físico e da Física.

SEGUNDA:
– Caça ao Quem sou eu?
DIA INTERNACIONAL DA LUZ

TERÇA:
MANHÃ
– Observação de Aves
TARDE – Desmistificando os povos originários

QUARTA:
MANHÃ
– Conhecendo as Moléculas de Carbono
TARDE – Descobrindo a Arqueologia
DIA DO FÍSICO E DA FÍSICA

SEXTA:
TARDE
– Visão de Inseto

O Espaço Ciência também estará participando do seminário “Gestão Museal: desafios contemporâneos”, promovido pela Secretaria de Cutura do Estado e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O evento será na quinta (19), de 15h30 às 17h, no Auditório Aloísio Magalhães, no Derby.

Al´ém do diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, participam do debate Ingrid Melo (Oficina Brennand), Luciana Felix (Paço do Frevo), Marlon Meirelles (Memorial do Papangu), e Mirela Leite (Museu da Abolição). Mediados por Albino Oliveira (Fundaj), eles vão dialogar sobre os desafios enfrentados no gerenciamento dos equipamentos diante do cenário contemporâneo.

DIA INTERNACIONAL DA LUZ – Instituída em 2018 pela Unesco, o Dia Internacional da Luz, 16 de maio, busca ressaltar o papel que a luz desempenha na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável. A data foi instaurada de forma a coincidir com o nascimento de Theodore Maiman, engenheiro e Físico que realizou a primeira e bem sucedida operação a laser. Nesta data, o foco das atividades do Espaço Ciência estará no Caracol de Óptica, em nosso Pavilhão de Exposições.

DIA D@ FÍSIC@ – Já na quinta-feira (19), a celebração é voltada para Físicos, Físicas e interessados na área. A data remete ao ano de 1905, (19/05), quando Albert Einstein publicou os cinco artigos que mudaram a Física do século XX.

Já na Recepção, os visitantes serão recebidos com divertidos experimentos de Física. Os diversos experimentos voltados para a área, distribuídos ao longo de todo Museu, também estarão em destaque na visitação do dia.