MARCHA PELA CIÊNCIA

Espaço Ciência, SBPC, Academias de Ciências e universidades se unem para exigir mais investimentos no setor

O Espaço Ciência, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a ABC e APC (Academias Brasileira e Pernambucana de Ciências) e Universidades Federal, Rural e UPE se unem nesta sexta (13) em uma programação especial. Das 9:30h às 11:30h, pesquisadores(as) das sete instituições participam de rodas de conversa e alertam para os escassos recursos destinados à pesquisa científica no país. O evento acontece no Espaço Ciência, com participação de escolas e visitantes.

Entre os participantes da Marcha, estarão presentes Rosário Andrade (SBPC-PE); Antonio Carlos Pavão (Espaço Ciência); Ascendino Silva (UFPE); Anderson Gomes (UFPE/Academia Brasileira de Ciências); Maria José Sena (UFRPE/Academia Pernambucana de Ciências); Maria do Carmo Soares (SBPC); Fernando Buarque (UPE); e Giovanna Machado (UFPE/Programa Futuras Cientistas).

Em bate-papo com alunos e visitantes, eles falam sobre os marcos da Ciência em Pernambuco, a importância da Ciência no dia-a-dia, Ciência e inclusão,divulgação científica, Inteligência Artificial, mulheres na Ciência, entre outros pontos.

Haverá também intensa atividade nas redes sociais. No local da roda de conversa, haverá cartazes para que os visitantes registrem seu recado e postem fotos usando o filtro da Marcha, disponível no Instagram do Espaço Ciência. Não esqueçam de usar a hashtag #MarchapelaCiencia e de marcar o Espaço Ciência (espacociencia_pe) e a SBPC em Pernambuco (sbpc.pe)

Além do bate-papo presencial, duas rodadas de conversa pela web acontecem na tarde da sexta: a primeira, sobre “Covid -19: Desafios da informação”, reúne, a partir das 14h, as pesquisadoras Ana Brito, da UPE/Fundação Oswaldo Cruz, e Ana Cláudia Farranha, da Universidade de Brasília(Unb).

O segundo debate será às 17h e, com o tema “Saúde e Ciência”, reúne cientistas do Pará, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. Todos os webinários serão mediados pela coordenadora regional da SBPC em Pernambuco, Rosário Andrade, e serão transmitidos pelo Youtube UFRPE NEI e UFRPE OFICIAL. Confira a programação remota:

14h: Covid -19: Desafios da informação – Com: Ana Brito (UPE/Fundação Oswaldo Cruz), e Ana Cláudia Farranha (Universidade de Brasília – Unb). Mediação: Rosário Andrade (SBPC-PE)

17h: Saúde e Ciência – Com: Rosa Couto (UFPA/SBPC-PA); Carolina Freire (UFPR/SBPC-PR); e Cristiana Brito (Fiocruz/SBPC-MG). Mediação: Rosário Andrade (SBPC-PE)