Fórum Intragovernamental

Estação de Santo Amaro promove primeiro fórum intragovernamental

A Estação do Governo Presente, localizada na RPA 1 em Santo Amaro, realizou na tarde do dia 11 de dezembro o 1º Fórum Intragovernamental com a presença de 16 entidades representativas do território.  O encontro teve por objetivo criar os primeiros laços entre os técnicos do programa e os entes governamentais no sentido de apresentar a Estação como um espaço de integração de ações de políticas públicas estaduais.

Na abertura a coordenadora da Estação Vera Garbi, disse estar muito feliz em ver o sonho se concretizar e passou a palavra a Luciana Azevedo, Secretaria Executiva de Articulação do Sistema de Controle Social da Secretaria de Articulação Social e Regional (SEART), que apresentou o Programa Governo Presente e mostrou a importância da Estação como local de integração das secretarias no território, aperfeiçoando cada vez mais o acesso aos direitos nas comunidades. Segundo ela, o programa terá 12 Estações instaladas até fevereiro de 2013.

Dentre as 50 pessoas presentes no fórum estavam alguns representantes das secretarias na Câmara de Prevenção Social, como as secretarias de Defesa Social (SDS), Ciência e Tecnologia (SECTEC) e de Educação (SEE).  Ana Lúcia, gerente do Governo Presente na SEE, disse que “agora com a Estação vamos atuar mais próximo e com um olhar mais atento nas escolas do território”.

Já o coordenador dos programas preventivos da Polícia Militar (SDS), Tenente Coronel Jorge, destacou as vantagens do trabalho integrado da polícia comunitária com o Governo Presente. “Com a polícia comunitária poderemos fortalecer os laços de confiança com a comunidade e descobrir quais suas necessidades e, a partir daí, fazer a ponte com o Governo Presente, por meio dos serviços oferecidos nas Estações”, disse.

O fórum foi bem recebido pelas entidades representativas de Santo Amaro, como Edilena Vieira, a coordenadora de inclusão digital social do Espaço Ciência, que considera importante as entidades estarem juntas para fortalecer as diversas ações daquele território.  Morador de Santo Amaro, Edvaldo, que também é coordenador técnico da Estação, acredita que para a comunidade a inauguração da Estação no bairro será proveitosa e tem tudo para dar certo. “Se todas as secretarias já estão engajadas no programa, então a população tem que aproveitar a criação da lei estadual e participar”, disse.

História

Em sua apresentação durante o fórum, a secretária executiva da Seart, Luciana Azevedo, lembrou ainda da longa história do Governo Presente com o território. “Houve muitas ações das secretarias neste território, mas o grande diferencial, agora com a Estação, é que teremos um modelo permanente de diagnóstico integrado para o Governo conseguir monitorar melhor uma elevação social de fato.”
Santo Amaro foi a primeira comunidade contemplada pelo Governo Presente em 2008.  Após um ano da presença sistemática das secretarias no bairro, aliado ao programa Pacto pela Vida, referência nacional no combate à violência, o Estado reduziu, na época, em até 71% os índices de violência local. Em 2008 e 2009, nove secretarias estiveram unidas para melhorar a qualidade de vida de Santo Amaro quando o Governo Presente investiu mais de R$ 15 milhões e realizou 47 ações simultâneas no bairro.