TEM CIÊNCIA NAS FÉRIAS!

Museu inaugura novas exposições e oferece mais de vinte oficinas

Depois de quase dois anos sem realizar sua programação de férias, o Espaço Ciência terá um janeiro muito especial. O Museu vai inaugurar novas exposições e experimentos; e oferecer ao público mais de 20 oficinas e atividades especiais. Os visitantes devem apresentar comprovante de vacinação.

Além da Trilha Ecológica e da Trilha da Descoberta, situadas nos ambientes abertos do Museu, estarão disponíveis ao público o Pavilhão de Exposições, onde estão alguns experimentos bastante atraentes, como o Gerador de Van Der Graaf, a Gaiola de Faraday, o Caracol de Ótica e a Harpa a Laser. Também estarão em funcionamento as exposições “Minha Casa tem  Ciência”, “História Química da Humanidade” e “Inteligência Artificial”. Uma nova exposição será inaugurada e novos experimentos estarão disponíveis.

“Água Rara” é uma exposição do tipo imersiva, em que o visitante mergulha no universo das águas. Lá ele se depara com questões universais como: “De onde veio a água?” ou “Existe água no sol?”. E também questões mais contextualizadas, como a poluição e disponibilidade hídrica. O visitante pode montar a molécula de água no computador, observar ao vivo imagens da Estação Orbital Espacial, ou conferir pelo microscópio a qualidade da água.

Novos experimentos, na área de matemática, também poderão ser conferidos. O visitante poderá, por exemplo, quebrar o recorde do australiano Feliks Zemdegs e resolver um cubo mágico em apenas dois segundos.

CONFIRA A REPORTAGEM DA GLOBO

CONFIRA A REPORTAGEM DA TV PERNAMBUCO

CONFIRA A REPORTAGEM DA TV NOVA

CONFIRA A REPORTAGEM DA TV GUARARAPES

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Além dos atrativos permanentes do Museu, a programação inclui atividades como competição de avião de papel;  passeio de barco; e oficinas científicas em diversas áreas do conhecimento. O visitante poderá, por exemplo, descobrir sobre a história da Astronomia em um jogo de caça ao tesouro. Poderá também observar as aves do Espaço Ciência; construir um relógio solar; coletar e desvendar impressões digitais; construir pipas, origamis, poliedros, microscópios e bolhas de sabão gigantes; entre outras atrações.

Para participar das oficinas, os visitantes devem solicitar as senhas na Recepção para a atividade desejada. Haverá um limite de dez participantes em cada oficina.

Confira a descrição das atividades:

Bolhas de Sabão Gigantes: Que tal aprender as propriedades da água enquanto constrói bolas de sabão de gigantes? (Público em geral)
Caça à história da Astronomia: Com uma brincadeira de caça ao tesouro, os visitantes poderão descobrir sobre as origens e curiosidades da Astronomia. (A partir de 7 anos)
Como as rochas se formam?: Analisando as características das amostras de rochas e solos, os participantes descobrirão o que é solo, como se formam e de que modo podemos encontrá-los no nosso cotidiano. (A partir de 10 anos)
Competição de Avião de Papel:  Com esta atividade dá para se divertir e ainda entender sobre Física e centro de gravidade. (A partir de 5 anos)
Compre e Conheça – Alimentação Consciente: Com um jogo onde todos vão “às compras” para escolher quais os alimentos que querem, será possível conhecer a importância da formação de hábitos alimentares saudáveis.
Conhecendo a Molécula d’água: Com diversos e divertidos experimentos, é possível descobrir por que a água é tão importante para a nossa existência. (A partir de 5 anos)
Construa seu poliedro: A meninada vai poder construir poliedros regulares, os poliedros de Platão, e conhecer, de forma lúdica, a geometria espacial. (Público em geral)
Construção de um relógio solar: Ao criar um relógio solar caseiro que possibilita a leitura das horas pela observação da projeção solar, busca-se estimular a curiosidade por áreas como Astronomia, Matemática e Geografia. (A partir de 7 anos)
Construindo Pipas: Confeccionando e soltando pipa, os participantes poderão entender conceitos como a resistência do ar, pressão atmosférica, forças de ação e reação. (A partir de 4 anos)
Cores da Natureza: Os visitantes produzirão tintas naturais com o sumo e seiva de flores, folhas e frutos, além do pó de algumas sementes, como café e coloral. (Público em geral)
CSI – Desvendando as digitais: Que tal coletar impressões digitais em objetos e entender qual a função da química forense e como ela pode ajudar a justiça? (A partir de 12 anos)
Cubo Mágico: A atividade estimula o raciocínio do público propondo algumas estratégias para solução do cubo mágico. (A partir de 6 anos)
Desafiando a Percepção: A atividade propõe desafios mentais, em uma gincana que exige concentração e agilidade (A partir de 8 anos).
Desvendando os mistérios astronômicos: Com um jogo de tabuleiro, os participantes conhecerão lugares misteriosos que envolvem a Astronomia. (Público em geral)
Estêncil – Estampando Ciência: Que tal confeccionar suas estampas científicas e, enquanto a pintura seca, conversar sobre a história do estêncil? (Público em geral)
Passarinhar: A atividade visa conhecer as aves existentes no Espaço Ciência e divulgar essa diversidade no site da eBird, um projeto de ciência cidadã que possui o maior acervo relacionado à biodiversidade do mundo. O público poderá observar aves e registrar o que foi observado.
Passeio de barco no manguezal Chico Science: O visitante tem a oportunidade de conhecer a importância dos manguezais durante um passeio em um barco movido à energia.
 Show da Química: Um show de experimentos divertidos e interativos, que demonstram as transformações da matéria por meio de reações químicas

Comentários estão fechados.