TVC: CONFIRA NOTAS DO 5º DESAFIO

Cerca de 60 equipes de estudantes mostram ideias para uma aula em que eles sejam mais que ouvintes

Já estão disponíveis as notas e as medalhas virtuais dos campeões do quinto desafio do Torneio Virtual de Ciência. Nesta etapa, cerca de 60 equipes tornaram-se professores por um dia e mostraram a aula que gostariam de ter. Os campeões do desafio são os que tiveram melhor pontuação técnica, vídeo de maior alcance e melhor palavra-cruzada em cada série.

Neste quinto desafio, os participantes mostraram que desejam uma aula em que sejam mais que ouvintes, mas participantes do conhecimento em construção. A maioria trouxe atividades interativas e dinâmicas, com experimentos e estratégias pedagógicas participativas. “Alguns grupos também sentiram necessidade de ir além do ambiente de sala de aula e usar toda a estrutura da escola, com atividades no pátio ou no jardim, por exemplo”, conta Arthur Lima, da Coordenação do TVC. “O desafio demonstrou que os alunos sentem a necessidade de mudar a mediação do conhecimento em sala de aula e que, por meio de estratégias simples e interativas, é possível alcançar um resultado satisfatório”, completa.

CONFIRA OS VÍDEOS

As notas foram dadas por uma comissão de avaliadores, com base nos critérios de Criatividade/originalidade; Domínio do conteúdo/envolvimento da turma; Viabilidade das estratégias utilizadas na aula para o processo de ensino-aprendizagem; Qualidade da palavras cruzadas; e adequação do vídeo (áudio, imagem e cumprimento do tempo exigido – de, no mínimo, 1:30 e, no máximo, 3 minutos). Além disso, três grupos de cada série receberam uma pontuação extra, que variou de 0,1 a 0,3 pontos, de acordo com o alcance no Instagram e Facebook.

Vale ressaltar que a ferramenta alcance é uma ferramenta interna das plataformas Facebook e Instagram. Ela avalia todas as formas de interação com o conteúdo postado: compartilhamento, curtidas, comentários, visualizações e, inclusive, visualizações em conteúdos compartilhados. Não são avaliados pela ferramenta interações repetidas feitas pelo mesmo perfil. “Algumas pessoas têm nos questionado sobre a pontuação extra, mas é bom que se ressalte que nós não interferimos na análise feita pela plataforma”, explica Arthur.

PALAVRAS CRUZADAS – Ao final do Torneio, as equipes que resolverem pelo menos 50 palavras cruzadas receberão uma pontuação extra. Todas as palavras cruzadas estão disponíveis no link abaixo. Os grupos devem respondê-las e arquivarem em seus computadores. No final do Torneio, deve juntar todas elas em um único documento, salvo em pdf, que será enviado via formulário.

ACESSE AS PALAVRAS CRUZADAS

As inscrições no Torneio Virtual de Ciência ficam abertas até o fim da disputa. “É possível participar de um desafio e não participar de outros. Mas, para a premiação final, o grupo tem que ter participado de pelo menos cinco, dos seis desafios”, diz Arthur.

INSCREVA-SE NO TVC

CONFIRA OS CAMPEÕES: