INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Espaço Ciência inaugura nova exposição na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Que tal uma casa onde lâmpadas e televisões se acendem ao comando de sua voz? Ou um aspirador de pó que, sem bater em nada, executa sozinho sua função? Ou um robô que mapeia suas expressões para descobrir seu estado de espírito? Estas são algumas das atrações da Exposição Inteligência Artificial, que será inaugurada nesta segunda (18), no Espaço Ciência. A inauguração, que será transmitida ao vivo pelo Youtube(Espaço CiênciaPE), marca a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco.

Desenvolvida pelo Espaço Ciência com apoio do edital da SNCT 2020 (MCTIC), a exposição somente agora pôde ser inaugurada devido à pandemia. Uma das grandes atrações é a robozinha, “moradora” da Casa Inteligente da exposição, que responde às perguntas dos visitantes; acende as lâmpadas da casa; liga e desliga a televisão; e também aciona o aspirador de pó, que executa sozinho seu trabalho.

Em outra área, é possível tirar uma foto para que, a partir dela, o computador revele o estado de espírito de cada visitante.

Vídeos e informações diversas complementam a Exposição, que também lança questionamentos: “A Inteligência Artificial pode multiplicar a capacidade humana de resolver problemas práticos, simular situações, pensar em respostas para problemas diversos. No entanto, também pode potencializar nossas falhas… as falhas de nossa sociedade. Uma população bem informada é o primeiro passo para que se garanta uma boa utilização dessa tecnologia”.  

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – A inauguração marca a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Espaço Ciência. No entanto, uma programação intensa envolve universidades, centros de pesquisa, Institutos Federais, escolas e instituições diversas de municípios em todas as regiões do estado.  São feiras e mostras de Ciências, exposições, oficinas, conferências e debates, dentre outras atividades remotas ou presenciais. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ALGUNS POLOS

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia existe desde 2004 como uma forma de estimular e articular nacionalmente diversas iniciativas de divulgação científica. Este ano, o tema é “Transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”  e, em Pernambuco, o título do livro do físico José Leite Lopes dá o mote: – Ciência e Libertação!

Neste sentido, uma das ações que serão realizadas, de forma remota, pelas redes sociais do Espaço Ciência, é a campanha #CIÊNCIAMUDAOMUNDO. Em vídeos curtos, pesquisadores e integrantes da comunidade científica estão sendo convidados a mostrar a importância do que fazem. “Uma campanha que adquire ainda mais importância depois do recente anúncio do corte de R$ 635 milhões destinados à pesquisa no Brasil”, opina o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão. Os vídeos, gravados na vertical, devem ser enviados pelo e-mail comunicacaoec@gmail.com.

Na culminância da semana, na sexta-feira (22), o Museu inaugura mais uma exposição. “Caminhos da Matemática” é uma parceria com a professora Anete Soares, da UFRPE: uma exposição interativa que mostra que a matemática é muito mais divertida do que se imagina. Para acompanhar a programação da SNCT-PE, acesse: www.espacociencia.pe.gov.br e acompanhe as redes sociais do Museu.  

Comentários estão fechados.