SNCT-PE JÁ COMEÇOU!

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco já está rolando em vários polos. Confira

No dia 18 de outubro, começa oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Mas alguns polos de Pernambuco já iniciaram sua programação. Em Olinda, por exemplo, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia agora é Lei. A decisão foi anunciada esta semana, durante a abertura do Seminário Intermunicipal de Ciência e Tecnologia, realizado de forma integrada pelos municípios de Recife, Olinda e São Lourenço da Mata. Em outras cidades, como Recife, Itapissuma, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira, Petrolina e Araçoiaba, a ação já é prevista em leis municipais.

Nacionalmente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia existe desde 2004, a partir de decreto do então presidente José Inácio Lula da Silva. O objetivo é estimular a realização de atividades de popularização da Ciência em todo território. Em Pernambuco, o Espaço Ciência é responsável pela articulação e organização dos diferentes polos de atividades, distribuídos pelas várias regiões do estado.

Semana Universitária na UPE; podcast sobre Ciência, Cultura e Cangaço; vídeos didáticos da Secretaria de Meio Ambiente de Paulista; desafios virtuais e confecção de produtos pedagógicos digitais pela ETE Arcoverde… Esses são alguns eventos que já estão acontecendo em Pernambuco como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

São Feiras e Mostras de Ciências, bate-papos e debates, mostras de vídeos, seminários e diversas atividades previstas para acontecer, tanto presencialmente como nos meios digitais, durante todo o mês de outubro. Em 2021, o tema em foco é “transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”. Algumas atividades também foram realizadas em meses anteriores, a exemplo da Feira de Ciências do Colégio Militar do Recife. Outras se estenderam durante o ano inteiro e terão sua culminância em outubro.

Dentre outras atividades previstas, o Espaço Ciência inaugura duas exposições durante a SNCT: uma sobre Inteligência Artificial e outra de Matemática. A exposição Inteligência Artificial é fruto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano passado, elaborada com orçamento do edital do MCTIC. “Em 2020, nossas ações da SNCT foram exclusivamente remotas, por causa da pandemia. Mas este ano os visitantes já poderão desfrutar da exposição, cumprindo todos os protocolos de segurança”, afirma o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão.

Confira a programação de alguns polos:

ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIAS: 2º Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia (18 a 20/10)

ASSOCIAÇÃO ASTRONÔMICA DE PERNAMBUCO – Projeto Astronomia em Código Morse

CECINE/UFPE: conferências, oficinas, minicursos e mostras virtuais

ESCOLA SANTA MARIA DE TIMBAÚBA: CIÊNCIA JOVEM TIMBAÚBA

ETE JONAS FEITOSA / ARCOVERDE: desafios on line, mostra de produtos pedagógicos, culminância da Mostra de Vídeos da Iniciação Científica

INSTITUTO ADELINO SILVA (SÃO VICENTE FÉRRER): III Mostra Científica IAS

ITAPISSUMA: Feira Municipal de Ciências (14 a 20/10)

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE: exposições, palestras, visitas e oficinas (todo o mês)

MUSEU DO CANGAÇO (Podcast)

SÃO JOÃO: I Feira Municipal de Ciência e Tecnologia

SESC PETROLINA

SAIRÉ

SEMA PAULISTA (vídeos educativos)

PESQUEIRA: Mostra em vídeo, podcast e apresentação cultural transmitida pelo Youtube.

TRACUNHAÉM – 1ª Feira Virtual da SMCT (dia 22, 15h, transmissão pela Fanpage)

UPE:
Semana Universitária