QUINTA TEM ROLÊ

Equipes de Pernambuco, Espírito Santo e Santa Catarina falam sobre suas experiências com Ciência nas escolas

Que tal um projeto escolar e comunitário, com diversas estratégias de combate às arboviroses? Que tal aprender Óptica construindo um telescópio? Que tal encontrar um meio de aquecer água nos chuveiros usando a energia do Sol? As ideias são meninada de Belo Jardim, em Pernambuco; de Guarapari, no Espírito Santo; e de Rio do Sul, em Santa Catarina. Eles estarão conosco no Rolê da próxima quinta, 7 de outubro. Às 15h, pelo Youtube Espaço CiênciaPE.

O Rolê de Cientista é um encontro entre jovens pesquisadores que já participaram da Ciência Jovem, uma das maiores feiras de Ciências do Brasil. Em um bate-papo descontraído, a meninada conversa sobre os projetos desenvolvidos, sobre o desafio de fazer pesquisa científica nas escolas, sobre a experiência de participar de Feiras de Ciências. Esta é a 11ª edição do programa, que agora é mensal, sempre nas primeiras quintas-feiras do mês.

ACESSE O ROLÊ

Todas as equipes são de Institutos Federais. Do IF de Pernambuco em Belo Jardim, Cleyton e Ana Beatriz participaram de um extenso projeto de combate às arboviroses. O trabalho, orientado pelo professor Rogério Ferreira, envolveu reuniões sobre o tema, utilização de jogos, oficinas e atividades lúdicas. Foi aplicado em orfanatos e escolas de cidades como Belo Jardim e São Bento do Una.

Do IF de Guarapari, no Espírito Santo, Brisa Renó e Emilly Aguiar descobriram que é muito melhor aprender Óptica construindo um telescópio. Orientados pelo professor Paulo Fantin, eles reutilizaram os espelhos de um telescópio antigo e montaram um telescópio refletor newtoniano, com distância focal de 900mm e um aumento de 36 vezes na ocular de 25mm.

Do IF Catarinense, em Rio do Sul, Naiane Zucatelli, elaborou um projeto para utilizar a energia solar no aquecimento de água em residências da área rural. Para isso, e sob orientação da professora Cláudia Cambruzzi, ela elaborou um protótipo com garrafas de plástico e outro com mangueira.

CONFIRA OS ROLÊS:

1º ENCONTRO: estudantes da Colômbia, Amapá e Pernambuco

2º ENCONTRO: estudantes de Tocantins, Bahia e Pernambuco

3º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco e do Pará

4º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco, Distrito Federal e México

5º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco, Goiás e Minas Gerais

6º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraguai

7º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco, Ceará e São Paulo (participação especial da professora Nathalie Sena e do grupo Música Sustentável)

8º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco, Sergipe e Maranhão

9º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco, Paraná e Argentina

10º ENCONTRO: estudantes de Pernambuco e Mato Grosso

Comentários estão fechados.