A MEDIDA DA TERRA

Cálculos feitos com base no Experimento de Eratóstenes mostram que circunferência da Terra tem cerca de 38 mil km

O Espaço Ciência realizou os cálculos com base no Experimento de Eratóstenes, realizado no Equinócio de Primavera, no último dia 22 de setembro. Os resultados indicam que a circunferência da Terra mede 37.632 km. A medida é 6% menor que os valores calculados atualmente e 2% inferior aos que foram encontrados na última edição do experimento, realizada no Equinócio de Outono – em março.

“Quanto maior a participação das pessoas e a diversidade de locais onde se realiza o experimento, mais a gente se aproxima dos valores exatos”, afirma Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório da Sé. Desta vez, a participação foi bem menor, com apenas sete registros. Apesar disso, os dados foram enviados por pessoas de quatro estados brasileiros, em diferentes regiões: Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais e Pernambuco.

Para realizar os cálculos, foram utilizados os seguintes valores: média de 12cm de sombra projetada; altura média do gnómon de 65cm; e um ângulo de 10,2º (utilizando a inversa da tangente).

EM MARÇO – No Equinócio de Outono, cerca de 70 pessoas participaram da atividade, todas de Pernambuco. O Espaço Ciência comparou as medidas, fez os cálculos e chegou a um valor de 38.400km para a circunferência da Terra, pouco mais de 4%, em relação aos valores calculados atualmente.

EM 2020 – O Experimento também foi realizado no ano passado, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e como um dos desafios do Torneio Virtual de Ciência. Na ocasião, foi possível comparar dois pontos situados no mesmo meridiano e na distância ideal para realização dos cálculos: uma medida registrada em Floresta-PE e outra em Feira de Santana- BA, situadas na mesma longitude (-39⁰) e a mais de 400km de distância. Os cálculos indicaram um valor de 35.853km para a circunferência do planeta.

Comentários estão fechados.