A TERRA NÃO É PLANA!

Na Semana da Astronomia e equinócio de Primavera, o Espaço Ciência convida a repetir o Experimento de Eratóstenes

Na Semana da Astronomia, o Espaço Ciência convida todos e todas a aproveitar o Equinócio de Primavera para refazer o experimento de Eratóstenes. Há mais de 2 mil anos, Eratóstenes mediu a sombra projetada por uma vara em dois lugares diferentes e, com isso, não apenas conseguiu demonstrar que a Terra não era plana, como também pôde calcular a circunferência do planeta. A proposta é que pessoas, de diferentes lugares façam estas medições, para que o Espaço Ciência compare os resultados e faça os cálculos.

Para participar, basta usar uma haste qualquer – bastão, cabo de vassoura, garrafa, lápis, etc – e fixar no chão, em um lugar plano, exposto ao sol. … Feito isso, a partir de 11:30h, mede-se o comprimento da sombra, a cada cinco minutos até meio-dia. Anote tudo e depois preencha o formulário abaixo:

ACESSE O FORMULÁRIO DO EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES

O experimento já foi realizado no equinócio de Outono, quando o Espaço Ciência chegou a um valor de 38,400km para a circunferência da Terra. No entanto, como não se obteve medidas em dois lugares que se encontrassem em um mesmo meridiano e situados na distância necessária para fazer os cálculos, foram realizadas simulações para obter a medida. (CONFIRA) “Quanto mais a gente repete o experimento, mais a gente se aproxima de um valor exato. E mais pessoas podem aprender com a iniciativa”, explica Cleiton Batista, da coordenação do Observatório da Sé.

Nos equinócios, o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador; e o dia e a noite têm a mesma duração. É o momento adequado para se fazer o experimento.   Eratóstenes percebeu que as sombras nas cidades de Alexandria e de Siena tinham comprimentos diferentes, o que não aconteceria se a Terra fosse plana. Desta forma, ele não apenas descobriu a curvatura do planeta, como também mediu as sombras projetadas por uma vara no mesmo horário, verificou a distância entre as cidades, e efetuou cálculos matemáticos que lhe permitiram descobrir a medida da circunferência da Terra, com resultados bem próximos aos que hoje se conhece. Tudo isso há mais de 2 mil anos!

Comentários estão fechados.