CIÊNCIA JOVEM: 211 PRÉ-INSCRITOS

Mais de 200 equipes já definiram o tema de suas pesquisas e terão mais tempo para trabalhar o projeto

Mais de 200 projetos efetuaram suas pré-inscrições na 27ª Ciência Jovem, Feira de Ciências de Pernambuco. O objetivo das inscrições antecipadas é estimular a realização de projetos científicos durante todo o ano letivo, de forma integrada ao calendário escolar. E a quantidade de pré-inscrições mostra que, mesmo com o cenário de pandemia, a estratégia está dando certo. “Temos 211 equipes que já definiram o tema de suas pesquisas e terão mais tempo para concluí-las, trabalhando coletivamente”, afirma o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Estes projetos precisam renovar suas inscrições em agosto, quando abre o prazo para registro definitivo. Mas garantem um ponto no resultado final. Dentre os pré-inscritos, 78% são projetos de Pernambuco, dentre os quais 80% são da Rede Pública. Além de Pernambuco, efetuaram pré-inscrições projetos de Minas Gerais, Alagoas, Distrito Federal, Ceará, Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia, Amapá, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Paraíba, Pará, Sergipe e São Paulo.

O período de inscrições definitivas vai de 01 a 31 de agosto e, para projetos de Feiras afiliadas, de 01 a 15 de agosto. Confira o cronograma:

  • 01 a 15/08: Inscrição de projetos das afiliadas
  • 01 a 31/08: Inscrições definitivas
  • 20/09: Divulgação dos projetos selecionados
  • 10, 11 e 12/11: CIÊNCIA JOVEM 2021

À DISTÂNCIA – A exemplo da edição do ano passado, a 27ª Ciência Jovem será realizada de forma remota. “Não temos como prever como estará o Brasil em novembro, nem como avançarão o processo de imunização e as taxas de contágio da Covid19. Esperamos que a situação esteja melhor mas, como precisamos de uma definição para organizar o evento com antecipação, optamos por manter o formato remoto”, explica Eulália Almeida, da organização da Feira.

O processo será semelhante ao realizado no ano passado, com uma plataforma para as apresentações ao vivo e link para quem quiser assistir. Os vídeos dos projetos participantes também serão postados no canal de Youtube da Feira. Em 2020, foram 290 projetos, de 25 estados brasileiros e outros quatro países, com quase 70 mil visualizações no Youtube e 4 mil espectadores ao vivo.

Realizada anualmente pelo Espaço Ciência, a Ciência Jovem é uma das maiores feiras de ciências do país. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica.

Comentários estão fechados.