SEMANA DO SOL

Com oficinas remotas para escolas, bate-papos ao vivo e muitas atividades, Espaço Ciência celebra a Semana do Sol

Com oficinas remotas para escolas, bate-papo, transmissão de uma observação solar ao vivo e muitas atividades, o Espaço Ciência convida a celebrar a Semana do Sol. A programação se estende de segunda a sexta (03 a 7 de maio). Na quinta, dia 6, o evento coincide com o Dia Nacional da Matemática e haverá oficinas específicas sobre o tema.

A observação do sol somente pode ser feita com uso de filtros especiais ou de forma indireta. Na segunda-feira, primeiro dia do evento, o Espaço Ciência lança um vídeo com orientações para observar nosso astro-rei de forma segura (ACESSE AQUI). Mas, para fotografá-lo, há várias possibilidades: na aurora ou alvorada, por exemplo; ou mesmo os efeitos de sua luminosidade no céu. Por isso, durante toda a semana, o Museu convida a enviar sua foto e mensagem para ser postada nas redes sociais. O material deve ser enviado para comunicacaoec@gmail.com, com a identificação do fotógrafo.

Três diferentes oficinas serão oferecidas para instituições de ensino. Os alunos poderão confeccionar um Observatório Solar Indígena, um relógio de sol e aprender como observar o astro por meio de pin-hole. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário abaixo:

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Na quinta-feira, 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, haverá quatro oficinas, dirigidas às escolas, para celebrar a data. Os interessados poderão descobrir um jogo africano chamado Shisima, que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico; aprender conceitos de Geometria enquanto constroem peças de Tangram, confeccionar e conhecer os poliedros de Platão, ou conhecer sobre a história da matemática enquanto participa de um jogo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Fechando a programação, na sexta-feira, haverá a transmissão de uma observação solar ao vivo, acompanhada de bate-papo entre alguns cientistas convidados e a equipe do Espaço Ciência, que compartilharão informações e curiosidades sobre o sol. Os nomes dos convidados ainda estão sendo confirmados e serão divulgados em breve. No Youtube: Espaço CiênciaPE, às 15h.

Deixe uma resposta