OPEQ: PREMIADOS DA REDE PÚBLICA

Estudantes da Rede Pública Estadual mais bem classificados em cada região receberão medalhas e certificados

A OPEQ (Olimpíada Pernambucana de Química) divulgou a lista dos estudantes da Rede Pública Estadual mais bem classificados em cada GRE – Gerência Regional de Educação. Todos eles, tanto na modalidade A quanto na B, serão premiados com medalhas e certificados.

A Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) foi realizada no dia 28 de março e divulgou, no dia 23 de abril, os resultados da disputa nas modalidades A e B. A modalidade “A” corresponde aos alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio; e a “B”, aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Técnico.

CONFIRA OS RESULTADOS

Os 36 alunos mais bem classificados na modalidade OPEQ-A e os 20 mais bem classificados na modalidade OPEQ-B representarão Pernambuco na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Para representar o estado na Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNEQ) serão os 30 estudantes mais bem classificados na modalidade A e os 20 mais bem classificados na modalidade B.

Foram 31.540 estudantes inscritos, de 569 escolas em 182 municípios do estado de Pernambuco. Na última edição, em 2019, foram 23.000 inscritos e um número bem menor de cidades e escolas. Dentre os 22 estados que realizaram a Olimpíada de Química, Pernambuco registrou o maior número de participantes inscritos.

Para Maria Jose Filgueiras, organizadora do evento no estado, a expectativa é que, na próxima edição, que deve ocorrer ainda em 2021, o número de participantes continue crescendo.“Embora estejamos vivendo esse momento tão desafiador para as escolas, professores e estudantes, isso não diminuiu a motivação e o interesse em participarem da olimpíada de Química, considerada muitas vezes como uma disciplina abstrata e complexa”, afirma Maria José.

Segundo ela, a participação de estudantes em eventos como esse ajuda a estimular jovens para carreiras técnico-científicas na área de Exatas, atuando como instrumento para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio.