TVC CONTRA A FOME

Torneio Virtual de Ciência convida participantes a pensar ações de combate à fome

Um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional revela que, entre 2018 e 2020 a fome aumentou 27,6% ao ano no Brasil. Entre 2013 e 2018, esse ritmo não passava de 8%. Por isso, neste segundo desafio, o Torneio Virtual de Ciência convida seus participantes a pesquisarem o problema, no Brasil e em sua região, e pensarem em ações de combate à fome.

PESQUISE SOBRE A FOME, NO BRASIL E EM SUA REGIÃO, E ELABORE AÇÕES DE COMBATE AO PROBLEMA

As possibilidades são várias. Nascida na cidade de Sirinhaém em 1915, a médica e nutróloga Naíde Teodósio deixou como parte de seu legado o Prothemol – um suplemento alimentar, feito à base de sangue bovino, que ajudou a combater a desnutrição. Haveria, em sua região, algum produto que pudesse ser transformado em um suplemento alimentar? Como fazer com que ele chegasse a quem necessita?

O reaproveitamento integral dos alimentos é outra opção. Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que 30% de toda a comida produzida por ano é desperdiçada ou se perde ao longo das cadeias produtivas de alimentos. Que projeto poderia ser executado em sua região para evitar o desperdício e utilizar as “sobras” de alimentos no combate à fome?

Vale diferentes projetos: articulação junto a empresários locais, campanhas ou mesmo ações para exigir políticas públicas. O importante é que as propostas sejam bem pensadas e mostrem possibilidade de garantir resultados.

Para a avaliação técnica, serão levados em conta os seguintes critérios:
– Criatividade/originalidade;
– Domínio do conteúdo/envolvimento da turma;
– Exequibilidade da proposta (capacidade da ação proposta gerar resultados);
– Qualidade da palavras cruzadas;
– Adequação do vídeo (áudio, imagem e cumprimento do tempo exigido – de, no mínimo, 1:30 e, no máximo, 3 minutos).

TORNEIO VIRTUAL – Para quem não conhece, o TVC é uma competição que dura o ano inteiro, com vários desafios lançados ao longo do ano. As turmas pesquisam e buscam soluções para diferentes problemas, de forma coletiva. Todo processo é gravado em vídeo, postado no Youtube e o link enviado para a organização do Torneio. Este ano, a competição vale para escolas em todo o país. As inscrições ficam abertas durante todo o ano e, além da premiação final, as escolas premiadas em cada desafio recebem medalhas digitais.

CONFIRA O VÍDEO

INSCREVA SUA EQUIPE

Para a premiação final, os vencedores devem ter cumprido ao menos cinco dos seis desafios. Nesta segunda etapa, os links dos vídeos devem ser enviados até 23:59h do dia 23 de maio para o e-mail torneiovirtualdeciencia@gmail.com. No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: número do desafio – série – nome da escola. Todos eles serão avaliados por uma comissão técnica e compartilhados na Fanpage e Instagram do TVC. Os que obtiverem maior interação nas redes ganharão uma pontuação extra.

PALAVRAS CRUZADAS – A exemplo do primeiro desafio, os grupos devem desenvolver uma PALAVRAS CRUZADAS, a partir de palavras-chave surgidas ao longo de suas pesquisas. O envio das PALAVRAS CRUZADAS também é um dos critérios de avaliação. Todas serão postadas no site do Espaço Ciência e, ao final do Torneio, a equipe que resolver pelo menos 50 delas ganhará uma pontuação extra.

As PALAVRAS CRUZADAS devem ser enviadas, como arquivo pdf, por meio do formulário abaixo, até dia 23 de maio. “É importante que os participantes incluam, em sua palavras-cruzadas, a identificação da turma e da escola”, ressalta Arthur Lima, da Coordenação do TVC.

ENVIE SUA PALAVRAS-CRUZADAS DO 2º DESAFIO

SAIBA MAIS SOBRE O TVC