VAMOS BRINCAR DE PI?

No próximo 14/03, ou3.14, Dia do PI, que tal alguns desafios para celebrar esta constante universal?

No próximo domingo, 14/3 – ou 3,14 segundo a maneira de datar norte-americana, é o dia do PI. É uma data especial para celebrar essa constante universal da matemática que está na Terra, na lua, e em tudo que é circular e curvo, inclusive o espaço-tempo. Para celebrar a data, o Espaço Ciência convida estudantes e educadores a realizarem várias atividades.

Que tal uma competição entre os alunos para ver quem consegue decorar mais casas decimais com o valor do PI? Ou que tal convidar a turma a medir a circunferência e o perímetro de vários objetos circulares para tentar encontrar o PI? São várias as possibilidades de desafios para serem realizadas nos dias que sucedem o domingo, 3.14.

Enviem vídeos das atividades realizadas para comunicacaoec@gmail.com, para que possamos postar em nossas redes sociais.

O PI é um número irracional que começa em 3,14 e é tão infinito quanto seriam os números de lados de um polígono para formar um círculo.

Desde os primeiros registros de egípcios e babilônios,  quando números irracionais não eram conhecidos e o Pi não ultrapassava os três dígitos, o número foi crescendo cada vez mais e hoje já ultrapassa a cifra dos três trilhões de dígitos conhecidos. Cada cálculo a mais serve como referência da capacidade de um computador e amplia as possibilidades da matemática.

Comentários estão fechados.