CIÊNCIA PARA UM MUNDO MELHOR

Projetos com sustentabilidade, estudos de relações de poder e alternativas para setor rural são destaque no 1º dia da Ciência Jovem

Que tal um canudo feito com casca de laranja e soro de leite? Ou álcool em gel desenvolvido a partir de resíduos vegetais? Telhas de plástico reciclável, substrato para plantações hidropônicas com restos de papel, plásticos biodegradáveis à base de mandioca ou amido ou casca de laranja, embalagens feitas com a folha seca da bananeira… No primeiro dia de realização da 26ª Ciência Jovem, a sustentabilidade foi destaque mais uma vez.

Assim como nas últimas edições das Feiras de Ciências, os estudantes vêm desenvolvendo projetos em que buscam alternativas para reaproveitamento de materiais, tratamento de água, manejo de resíduos, fontes de energia limpas e melhor relação com a natureza.

Outra temática que esteve em foco neste início de Ciência Jovem foram as relações com os produtores rurais e alternativas para o setor agropecuário. De Novo Hamburgo (RS), Franciele e Júlia propuseram um creme protetor para a pele que pudesse proteger os agricultores contra uma doença causada pelo contato com a nicotina nas plantações de tabaco da região. De Itumbiara (GO), Iago e Kailane desenvolveram um defensivo natural para combater o caramujo africano gigante. De Londrina (PR), Nicole e Ana Clara criaram um aplicativo para conectar estudantes de Agronomia e pequenos produtores rurais.

Nas Ciências Humanas, um dos destaques do 1º dia foi o trabalho apresentado pela equipe de Lorena-São Paulo. Eles investigaram as relações de subalternidade e poder e a invisibilidade dos funcionários da Limpeza nas escolas da região. A pesquisa verificou, por exemplo, que mais de 50% dos estudantes das grandes escolas não sabem o nome de nenhum destes funcionários. Perceberam ainda que a invisibilidade e discriminação são maiores entre os trabalhadores negros e que, quanto maior é a mensalidade das escolas, pior são as relações de poder.

ACOMPANHE AS TRANSMISSÕES AO VIVO

ACESSE AS PLAYLISTS DE VÍDEOS

Comentários estão fechados.