TVC: A Terra não é plana!

Participantes do Torneio Virtual de Ciência se unem à SNCT e vão repetir o experimento de Eratóstenes

Os participantes do Torneio Virtual de Ciência, no quinto e último desafio da disputa, vão se juntar à proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e repetir o experimento realizado pelo grego Eratóstenes. Há mais de dois mil anos, ele conseguiu, não apenas comprovar que a Terra não era plana, quanto medir a circunferência do planeta.

Eratóstenes percebeu que, no solstício de verão, na cidade de Siena, o Sol estava exatamente no zênite e uma pessoa em pé não projetava sombra. Mas na cidade de Alexandria, nessa mesma data e horário, havia sombra. Isso somente seria possível se a Terra fosse esférica. Para calcular sua circunferência, Eratóstenes mediu a distância entre Siena e Alexandria e realizou alguns cálculos geométricos.

A proposta do desafio é que, ao meio-dia local, os participantes refaçam o experimento. As instruções estão detalhadas na cartilha abaixo e todos os dados coletados devem ser inseridos no formulário. Todo processo deve ser registrado em vídeo e, na apresentação, além de informar os dados coletados, os participantes devem citar outras formas de comprovar que a Terra não é plana.

“Não estamos exigindo os cálculos da medida da circunferência da Terra, que precisam de dados comparativos. Mas, se os participantes descobrirem uma maneira de fazê-lo, podem compartilhar o processo no vídeo”, explica Arthur Lima, da Coordenação do TVC.

5º DESAFIO

Repita o Experimento de Eratóstenes conforme as instruções da cartilha abaixo, registre os dados no formulário e apresente outras formas de provar que a Terra não é plana

ACESSE A CARTILHA

ACESSE O FORMULÁRIO

CONFIRA O VÍDEO DA SEARA DA CIÊNCIA SOBRE ERATÓSTENES

Assim como nos demais desafios, todo processo deve ser registrado e transformado em um vídeo. Vale usar a criatividade para repassar, na apresentação, aquilo que foi descoberto. Serão avaliados criatividade/originalidade; qualidade das ideias e conteúdos abordados; domínio do conteúdo/envolvimento dos estudantes; qualidade do vídeo (áudio, imagem e cumprimento do tempo).

Os vídeos devem ser postados na plataforma Youtube e os links devem ser enviados até 23:59h do dia 29/11/20 para o e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: número do desafio – série – nome da escola.

SNCT – O experimento foi proposto como uma das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Até agora, já realizaram a atividade pessoas de Abaré e Feira de Santana, na Bahia; Recife, Lajedo, Floresta, São Lourenço da Mata e Garanhuns, em Pernambuco.

Os dados coletados pelos participantes do TVC vão se juntar a estes e, posteriormente, serão feitos os cálculos necessários para chegar à medida da circunferência da Terra. Os resultados serão divulgados em nosso site e redes sociais.

Comentários estão fechados.