ABERTURA DA SNCT

Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco terá bate-papo sobre popularização da Ciência

Com a presença da comunidade científica e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Lucas Ramos, Pernambuco abre nesta segunda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura vai acontecer a partir das 10h com um bate-papo remoto, transmitido pelo Youtube do Espaço Ciência (Espaço CiênciaPE) sobre a importância de popularizar o conhecimento científico.

ACESSE O YOUTUBE

Além do secretário, estarão presentes o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão; o astrofísico da UFRPE Antonio Carlos Miranda; o presidente da Academia Pernambucana de Ciência, José Antonio Aleixo; e o renomado físico Sérgio Mascarenhas que, entre outras coisas, é o fundador  do Instituto de Estudos Avançados de São Carlos, da USP; do Instituto de Pesquisas Adib Jatene e do Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina – PIEPAL.

“Todos os representantes dos polos e toda a comunidade científica estão convidados a participar desta conversa. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento importante para popularizar o conhecimento científico e, este ano, embora não possamos realizar atividades presenciais como de costume, queremos envolver o máximo de gente por meio das ferramentas digitais”, ressalta o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

PROGRAMAÇÃO – Estabelecida por decreto em 2004, a SNCT busca integrar o país inteiro em atividades de popularização da Ciência. Em Pernambuco, que todos os anos ocupa um dos destaques nacionais em número de atividades realizadas, o evento é conduzido pelo Espaço Ciência – Museu Interativo de Ciência/SECTI-PE. Ele coordena as ações realizadas por dezenas de polos, nas várias regiões do estado.

Três atividades principais estarão sendo realizadas pelos vários polos pernambucanos: a reprodução do experimento de Eratóstenes, para medir a circunferência da Terra; o monitoramento da poluição luminosa; e a criação de painéis, inspirados na obra “A Escola de Atenas”, de Rafael Sanzio, para homenagear cientistas, educadores, artistas de cada cidade ou instituição.

Este ano, o tema escolhido nacionalmente para a SNCT é a Inteligência Artificial. O assunto será abordado em Feiras de Ciência, oficinas e minicursos, bate-papos, podcasts e outras atividades. Na terça-feira, por exemplo, às 10:30h, a dica é o bate-papo sobre “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”, com Carmelo Bastos (Secti/Parqtel) e Diego Pinheiro (University of California), além do diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Carmelo é graduado em Engenharia Eletrônica, tem mestrado em Fototônica, doutorado em Telecomunicação e Pós-doutorado em Inteligência Artificial. Como gerente de Pós-Graduação da UPE, ajudou a criar vários cursos. Colabora também com a pós-graduação de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da UFPE; e Ciência da Computação do Florida Institute of Technology. Desde 2016, é cientista do Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (Parqtel)e ajuda a coordenar o programa Rota TIC Mangue Digital.

Diego Pinheiro tem graduação em Engenharia da Computação e Mestrado em Engenharia de Sistemas pela UPE; e doutorado em Ciência da Computação pelo Florida Institute of Technology. Atualmente, está no Pós-doutorado na Universidade da Califórnia, onde lidera pesquisas em Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Ciência de Rede aplicada à Medicina e Saúde Pública.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SNCT-PE

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS POLOS