CONTAGEM REGRESSIVA PRA SNCT

Em Pernambuco, os destaques são o Experimento de Eratóstenes, Escola de Atenas e mapeamento da poluição luminosa

Estamos em contagem regressiva para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A partir da próxima segunda, 19 de outubro, atividades em todo o país buscam popularizar o conhecimento científico. Em Pernambuco, o destaque da programação são as ações integradas entre os polos. Instituições de diversos municípios do estado estarão juntas repetindo o Experimento de Eratóstenes pra provar, mais um vez que a Terra não é plana; mapeando a poluição luminosa de sua região; e criando suas próprias “Escolas de Atenas”.

A principal atividade, que também vai mobilizar os participantes do Torneio Virtual de Ciência, será o Experimento de Eratóstenes. Para medir a circunferência da Terra e perceber que ela jamais poderia ser plana, o Espaço Ciência está convidando, não apenas os polos do estado, mas instituições de outras partes do país e do mundo. Ao meio-dia local, cada um deles estará medindo a altura da sombra projetada por uma haste e, a partir de cálculos matemáticos e de comparações entre locais situados no mesmo meridiano, será calculada a circunferência do planeta.

CONFIRA COMO PARTICIPAR

Durante as noites, outra atividade integrada vai movimentar os polos participantes da SNCT em Pernambuco: é o monitoramento da poluição luminosa. Em cada região, eles vão observar as constelações de Pégaso ou Grou e, a partir de um formulário guia, anotar como estão as condições de visibilidade. Com este mapeamento, será possível ter um cenário da poluição luminosa em Pernambuco para, inclusive, servir como base para políticas públicas.

CONFIRA COMO PARTICIPAR

Também durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Espaço Ciência estará divulgando, em seu site e redes sociais, os painéis confeccionados por cada polo, inspirados na obra “A Escola de Atenas”, de Rafael Sanzio. A exemplo do que fez Rafael, que incluiu na pintura os grandes mestres do pensamento Ocidental da época, os participantes vão homenagear cientistas, educadores, artistas e todos os que fazem a diferença em sua cidade ou instituição.

CONFIRA COMO PARTICIPAR

Além das atividades integradas, estarão acontecendo mostras e Feiras de Ciências remotas em diversos municípios do estado, além de bate-papos on line, oficinas e experimentos – em geral feitos de forma remota por conta da pandemia de Coronavírus. O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia este ano é: Inteligência Artificial – A nova fronteira da Ciência Brasileira. Em breve, divulgaremos a programação completa, com links para participar de cada atividade.