A TERRA NÃO É PLANA

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Espaço Ciência convida a repetir o experimento de Eratóstenes

O Espaço Ciência convida todos a, de 19 a 23 de outubro, repetir em sua cidade o experimento de Eratóstenes e provar, mais uma vez, que a Terra não é plana. Esta é mais uma ação integrada da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Mas o convite é extensivo a todos: de diferentes estados do país e mesmo de outros países. A atividade envolverá também as centenas de estudantes que participam do Torneio Virtual de Ciência, já que será este o último desafio da disputa.

ACESSE O FORMULÁRIO

ACESSE O PASSO A PASSO

CONFIRA O VÍDEO DA SEARA DA CIÊNCIA SOBRE ERATÓSTENES

Entre os dias 19 e 23 de outubro, ao meio-dia local, vamos repetir o feito deste cientista grego que, há mais de dois mil anos, conseguiu medir a circunferência da Terra. Eratóstenes percebeu que, no solstício de verão, na cidade de Siena, o Sol estava exatamente no zênite e uma pessoa em pé não projetava sombra. Mas na cidade de Alexandria, nessa mesma data e horário, havia sombra. Isso somente seria possível se a Terra fosse esférica.

Para calcular sua circunferência, Eratóstenes mediu a distância entre Siena e Alexandria e realizou alguns cálculos geométricos. Na próxima semana, gente de diversas partes da Terra estarão repetindo o experimento. Os dados serão cruzados para se analisar os resultados e chegar a medidas bem precisas.

Comentários estão fechados.