SEMANA DA ASTRONOMIA

Semana Estadual da Astronomia vai de 14 a 20 de setembro, com programação especial nas redes sociais do Espaço Ciência

Começa nesta segunda e vai até domingo, 20 de setembro, a Semana Estadual de Astronomia. No site e redes sociais do Espaço Ciência, o céu é o grande protagonista. Na programação remota, haverá vídeos com experimentos e atividades, curiosidades, uma nova edição do Podcast Com Ciência Ninguém Pode e um bate-papo ao vivo sobre o tempo no espaço cósmico e quântico a partir da série Dark.

Nos últimos dois anos, duas Leis foram aprovadas para consolidar a realização da Semana Estadual de Astronomia e Semana Municipal de Astronomia do Recife. O período escolhido para realização dos eventos coincide com a data de aniversário do cientista George Marcgrave, 20 de setembro. Ele foi o responsável pela construção do Observatório Astronômico no Recife, o primeiro das Américas e de todo Hemisfério Sul. A importância deste Observatório é tanta que, em 1640, foi possível observar e descrever cientificamente, pela primeira vez, um eclipse do Sol em terras recifenses. Por conta disso, o Recife é conhecido como “Berço da Astronomia das Américas”.

O pioneirismo de Pernambuco nos estudos astronômicos não ficou restrito ao século XVII. No século XX, por exemplo, ganhou reforço na figura do holandês conhecido como Padre Polman que, nos anos 50, criou o Clube Estudantil de Astronomia (CEA) e ajudou a formar uma geração de entusiastas pela Astronomia. Atualmente, Pernambuco abriga, no município de Itacuruba, o OASI (Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica), onde está o segundo maior telescópio em solo brasileiro e onde se realiza projeto de monitoramento de asteroides reconhecido mundialmente. E recentemente, o estado voltou ao centro do debate astronômico com a queda um meteorito na cidade de Santa Filomena.

Um pouco desta história pode ser conferida em novo episódio do podcast COM CIÊNCIA NINGUÉM PODE que, desta vez, vai conversar com o astrofísico Antônio Carlos Miranda. Conhecido por seu intenso trabalho de divulgação científica na área de Astronomia, Miranda conta ainda um pouco de sua experiência com a área, responde perguntas de nossos monitores e mostra por que é tão importante democratizar o conhecimento. O novo episódio vai ao ar na terça-feira (15), nas principais plataformas de podcast, como Spotify e Soundcloud.

Vídeos como propostas de experimentos e atividades, dicas para observação dos astros, curiosidades… tudo isso você vai poder conferir aqui no site e nas diferentes redes sociais do Espaço Ciência: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.

Outro momento de destaque da programação é o bate-papo ao vivo com o tema: “Nos rastros de Dark: uma conversa sobre tempo-espaço na Ciência”. Na quinta-feira, a partir das 15h, estarão reunidos o astrofísico Antônio Carlos Miranda e o químico Antonio Carlos Pavão, em bate-papo conduzido pela jornalista Fabiana Coelho. O primeiro tem muito a falar sobre o tempo no espaço cósmico. O segundo, sobre o tempo no espaço quântico. Tudo isso a partir do olhar de quem assistiu a série Dark que, a exemplo de vários filmes e livros, traz à tona a ideia da possibilidade de viagem no tempo. A conversa será transmitida pelo Youtube Espaço CiênciaPE. (CONFIRA)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Segunda, 14:
Oficina em vídeo – Fases da Lua ACESSE AQUI

Terça, 15:
Podcast COM CIÊNCIA NINGUÉM PODE
ACESSE NO SPOTIFY
ACESSE NO SOUNDCLOUD

VOCÊ SABE? (Curiosidade da Astronomia)

Quarta, 16:
QUEM SOU EU? (Descubra quem é esse personagem da história da Astronomia em Pernambuco)

Cheguei ao Brasil em 1952. Trouxe comigo um telescópio de 4 polegadas, que seria a pedra fundamental para a criação do Clube Estudantil de Astronomia, o CEA. Realizei muitas ações que ajudaram a popularizar esse conhecimento na cidade que é o berço da Astronomia nas Américas. Quem sou eu?

Ajudei a impulsionar a Astronomia brasileira e tive participação ativa em observatórios internacionais como o GEMINI e o SOAR e em projetos mundiais de construção de megatelescópios, como o GMT. Pesquisava, sobretudo, as galáxias e buracos negros. Mas o que me entusiasmava era compartilhar o conhecimento. Na semana passada, fui em busca de novas estrelas… Quem sou eu?

MINHA HISTÓRIA NO ESPAÇO CIÊNCIA (Depoimento com lembranças do Observatório da Sé)
ACESSE AQUI

Quinta, 17:
MINHA CASA TEM CIÊNCIA: Experimentos pra fazer em casa – Construindo seu satélite
CONFIRA
BATE-PAPO AO VIVO – Nos Rastros de Dark: uma conversa sobre tempo-espaço na Ciência

Sexta, 18:
Oficina em vídeo: Relógio Solar e Estelar

Domingo, 20:
Desafio: Faça uma foto do céu e envie para comunicacaoec@gmail.com
A melhor foto ganhará uma gravação a laser.

Comentários estão fechados.