NOTÁVEIS ANIVERSARIANTES

Fariam aniversário neste 26 de agosto o engenheiro Joaquim Cardozo e o psicanalista Zeferino Rocha

Dois notáveis cientistas de Pernambuco fariam aniversário nesta quarta, 26 de agosto. O engenheiro civil Joaquim Cardozo, braço direito de Oscar Niemeyer e responsável pelas obras em importantes projetos arquitetônicos de todo o Brasil, completaria 123 anos. O filósofo e psicanalista Zeferino Rocha, natural da cidade de Escada-PE, faria 92 anos.

JOAQUIM CARDOZO foi responsável pelos cálculos e projeções de boa parte dos conjuntos arquitetônicos de Brasília: Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Supremo Tribunal Federal, Catedral de Brasília, Ministério do Exército, Tribunal de Contas da União, Cine Brasília, Igreja Nossa Senhora de Fátima e o Museu de Brasília.

Fundador da Escola de Belas-Artes do Recife. Cardozo renovou a concepção estrutural do concreto armado e os métodos de cálculo. Em Recife, executou os projetos estruturais de edifícios como o Bandepe e Bancipe; de vários prédios residenciais da orla de Boa Viagem como Miguelangelo, Portinari e Valásques. Também projetou o Pavilhão Luís Nunes, atual sede do IAB, Escola Alberto Torres e Caixa d’Água de Olinda.

Há obras projetadas por ele que se espalham nas várias partes do Brasil. No Rio de Janeiro, o monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial e o Maracanãzinho. Em São Paulo, a fábrica de biscoitos Duchen, que obteve o prêmio da Bienal de São Paulo, a Chácara Flora do Instituto dos Bancários, o Laboratório de Motores, as Oficinas e o túnel aerodinâmico do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Além de sua imensa contribuição para a Engenharia, Cardozo se eternizou como poeta, dramaturgo, contista, desenhista e editor de revistas especializadas em arte e arquitetura. LEIA MAIS SOBRE JOAQUIM CARDOZO

ZEFERINO ROCHA, desde a adolescência, foi incentivado a seguir a carreira de padre. Enviado pela família para realizar sua formação eclesiástica em Roma, com apenas 19 anos ele concluiu o Bacharelado em Filosofia. Como padre e filósofo, ele retornou a Pernambuco e atuou em espaços como o Seminário de Olinda, Seminário Regional do Nordeste e Arquidiocese de Recife e Olinda, sempre incentivando os estudos da Filosofia, Teologia e poesia.

Estimulado por Dom Hélder Câmara, ele decidiu retomar sua formação, desta vez na área da Psicologia, com doutorado realizado na França, onde decidiu renunciar ao presbiterato. Atuou profissionalmente em várias universidades pernambucanas e no Laboratoire de Psychologie Clinique da Université René Descartes, França. É o fundador do Círculo Psicanalítico de Pernambuco e autor de dez livros, além de diversos artigos e ensaios.  LEIA MAIS SOBRE ZEFERINO ROCHA

NOTÁVEIS – Joaquim Cardozo e Zeferino Rocha são alguns dos homenageados da Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco. O projeto, realizado em parceria entre o Espaço Ciência e o pesquisador Ivon Fittipaldi, busca reconhecer e divulgar o papel dos  cientistas pernambucanos. Junto com o Ciência Móvel, ele integra a Ação Itinerante do Espaço CiênciaLEIA MAIS

 

Comentários estão fechados.