NOTÁVEIS ANIVERSARIANTES

Dois Notáveis Cientistas de Pernambuco fazem aniversário em 23/07: Evaldo Coutinho e Gilberto Osório

Dois notáveis cientistas de Pernambuco fazem aniversário nesta quinta, 23 de julho. Se estivessem vivos, o filósofo Evaldo Coutinho e o geomorfologista Gilberto Osório completariam, respectivamente, 109 e 108 anos.

Além da data de nascimento, outra coincidência une os dois: ambos diplomaram-se no mesmo ano, 1933, no curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito do Recife.

Gilberto Osório  chegou a ser professor de Direito Constitucional durante a década de 1940. Mas sua trajetória na Ciência é conhecida, sobretudo, por sua atuação como historiador e geógrafo. Já Evaldo Coutinho não chegou a se entusiasmar com o Direito, a não ser pela disponibilidade de livros na biblioteca do curso, que o fez encantar-se com a filosofia, artes e arquitetura.

Gilberto foi um excelente professor de Geografia Física. Foi ainda professor Catedrático de Geografia Física na Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Também ajudou a fundar o curso de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, no qual ensinou até pouco antes de morrer.

Como historiador e geógrafo, Gilberto Osório foi um autodidata. Sua passagem literária pela história ficou marcada especialmente pelos livros “A Cólera-Morbo – um momento crítico da História da Medicina em Pernambuco”, “Montebelo, os Males e os Mascates: Contribuição para a História de Pernambuco na segunda metade do século XVII”, “Mourão, Rosa e Pimenta – Notícia dos três primeiros livros em vernáculo sobre a Medicina no Brasil” e “Pirapama- um estudo histórico e geográfico”, que redigiu com Rachel Caldas Lins.

Na Geografia Física foi importante, seus estudos concentraram-se em dois ramos: a Geomorfologia e a Climatologia. Dentre as suas obras destacam-se: “Migrações internas e o Recife”, “Propósito de Universidade”, “Os Fundamentos da Neutralidade Portuguesa”, “A Serra Negra”, “Inéditos de frei Jaboatão”, “A supraconstitucionalidade da declaração de direitos”, “João Pais do Cabo: O Patriarca, seus filhos, seus engenhos.”

> Saiba mais sobre Gilberto Osório

Evaldo Coutinho, ao longo de nove obras, atravessou campos distintos como o da arquitetura e do cinema. Lecionou Teoria e Filosofia, no Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo posteriormente diretor. Também foi professor no Curso de Letras da UFPE e de Estética na Escola de Belas Artes. Além de fundador, foi o primeiro diretor da Faculdade de Arquitetura do Recife.

> Saiba mais sobre Evaldo Coutinho

CARAVANA – Gilberto Osório e Evaldo Coutinho estão entre os cientistas homenageados da Caravana dos Notáveis Cientistas de Pernambuco, que integra a ação itinerante do Espaço Ciência e cujos objetivos são   reconhecer e divulgar o importante papel dos  cientistas pernambucanos; valorizar o patrimônio intelectual existente,  preservando a memória das  contribuições à ciência; e  estimular a vocação  científica das novas gerações. Confira.

Comentários estão fechados.