2º DESAFIO NO AR

5º Torneio Virtual de Ciência convida participantes a descobrir e valorizar o trabalho de mulheres cientistas

Está no ar o segundo desafio do 5º Torneio Virtual de Ciência! O desafio resgata a proposta que foi lançada antes da pandemia, para valorização das mulheres cientistas. A ideia é que os participantes pesquisem, descubram, entendam e demonstrem o trabalho de pesquisadoras, sobretudo do Brasil e de Pernambuco. “Lançamos este desafio em março, Mês das Mulheres, mas ele acabou não sendo concluído por conta da necessidade de isolamento. É hora de retomá-lo”, afirma Arthur Lima, da Coordenação do TVC.  Confira o desafio:

ESCOLHA UMA CIENTISTA E DEMONSTRE A IMPORTÂNCIA DE SEU TRABALHO UTILIZANDO MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS (MÚSICA, TEATRO, POESIA, ETC)

A pesquisa é o ponto de partida: é importante conhecer bem a cientista escolhida e seu objeto de estudo. “A gente sugere que os participantes valorizem as cientistas nacionais, sobretudo pernambucanas”, acrescenta Arthur. Outra ideia que pode valorizar o trabalho é a criação de experimentos ou atividades que demonstrem, de forma prática, o estudo realizado pela cientista escolhida. A partir daí, vale a criatividade para apresentar o desafio.

A apresentação pode usar diversas manifestações artísticas: teatro, música, poesia… Serão levados em conta os seguintes critérios de avaliação:
1. Qualidade da pesquisa;
2. criatividade/originalidade na apresentação;
3. domínio do conteúdo/envolvimento dos estudantes;
4. qualidade do vídeo (áudio/imagem/duração de até 3 minutos).

Lembramos que todo processo deve ser registrado e transformado em um vídeo a ser postado na plataforma Youtube. Os links devem ser enviados até 23:59h do dia 31/07/2020 para o e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: número do desafio – série – nome da escola.

Os participantes que ainda não fizeram a inscrição, devem fazê-la por meio do link abaixo. A inscrição ficará aberta até o final do Torneio. Ou seja, mesmo quem não realizou desafios anteriores, pode participar. No entanto,  apenas serão premiados os que cumprirem 80% desafios anuais. Confira o calendário:

• 31/07 – Prazo para envio dos vídeos do 2º desafio
  • 03 a 06/08 – Divulgação nas redes sociais
  • 07/08 – Notas
  • 14/08 – Lançamento do 3º desafio
  • 31/08 – Prazo para envio dos vídeos do 3º desafio
  • 01 a 06/09 – Divulgação nas redes sociais
  • 07/09 – Notas
  • 14/08 – Lançamento do 4º desafio
  • 01/09 – Prazo para envio dos vídeos do 4º desafio
  • 02 a 07/10 – Divulgação nas redes sociais
  • 07/08 – Notas
  • 16/10 – Lançamento do 5º desafio
  • 01/11 – Prazo para envio dos vídeos do 5º desafio
  • 02 a 08/11 – Divulgação nas redes sociais
  • 09/11 – Notas

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

O primeiro desafio, lançado no mês do Meio Ambiente, convidou os participantes a pesquisarem dois momentos históricos em um local da região em que moram, observar as mudanças e analisar os impactos destas modificações.

SAIBA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA