TVC: 1º DESAFIO NO AR

O Torneio Virtual de Ciência está de volta e o 1º desafio convida a pesquisar sobre impactos ambientais em sua região

Como é a região em que você vive? E como era há vários anos atrás? Na retomada do 5º Torneio Virtual de Ciência, o Espaço Ciência convida a entrar no clima da Semana do Meio Ambiente, a observar a região em que você vive e as mudanças que sofreu em seu ecossistema. Um outro desafio já tinha sido lançado no início de março mas a disputa teve que ser interrompida devido à pandemia de Covid-19 e a Coordenação do torneio optou por começar do zero, com um desafio mais fácil de realizar à distância. Então, se ligue:

ESCOLHA UMA ÁREA NA REGIÃO EM QUE MORA; PESQUISE DADOS SOBRE ELA AGORA E NO PASSADO; E ANALISE AS MUDANÇAS E IMPACTOS SOFRIDOS

Depois de escolherem a região a ser pesquisada, os grupos podem analisar imagens de satélite; observar detalhes de relevo, vegetação e outros aspectos; buscar na Internet informações sobre esta região no passado; e fazer uma análise comparativa: o que mudou, por que mudou, o que pode ser feito para minimizar os impactos negativos. Depois, o material pesquisado deve se transformar em vídeo e vale usar a criatividade para a apresentação. “A análise dos dados pode ser mostrada, no vídeo, em formato de teatro, de cordel, de quadrilha junina… o importante é ser criativo sem perder na qualidade da informação”, explica Arthur Lima, da Coordenação do TVC.

O professor orientador terá um papel fundamental na forma de organização do trabalho de cada grupo. Mesmo à distância, o grupo pode distribuir tarefas entre si e delegar responsabilidades. “Quem tem mais dificuldade de acesso à Internet, por exemplo, pode ficar responsável pela organização dos dados ou elaboração de um roteiro para o vídeo. A gravação pode ser feita por cada um, separadamente, para que as partes sejam integradas na edição. Enfim, quaisquer dúvidas ou problemas na execução dos desafios, podem entrar em contato pelos e-mails torneiovirtualdeciencia@gmail.com ou comunicacaoec@gmail.com”, explica Arthur.

Entre os critérios de avaliação, serão levados em conta a qualidade da pesquisa, criatividade, envolvimento dos participantes do grupo e qualidade do vídeo (áudio/imagem/duração de até 3 minutos). Por isso, recomenda-se que, ao final do vídeo, seja colocada a ficha técnica com as fontes pesquisadas e a função desempenhada por cada estudante.

O vídeo deve ser postado na plataforma Youtube e os links devem ser enviados até 23:59h do dia 29 de junho para o e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: número do desafio – série – nome da escola.

Os participantes que ainda não fizeram a inscrição, devem fazê-la por meio do link abaixo. A inscrição ficará aberta até o final do Torneio, mas apenas serão premiados os que cumprirem 80% dos desafios.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

CONFIRA AS EQUIPES INSCRITAS ATÉ AGORA

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Embora, na inscrição, cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

SAIBA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA