TVC VAI VOLTAR!

O Torneio Virtual de Ciência vai retomar atividades em junho e quer saber a melhor forma de fazê-lo

O Torneio Virtual de Ciência vai retomar suas atividades. Suspenso desde março devido ao Coronavírus e à necessidade de isolamento social, os participantes sequer conseguiram realizar o primeiro desafio. A proposta é que, mesmo à distância, ele possa ser realizado pelas equipes, com novos desafios a partir de junho. No entanto, para saber o interesse em continuar a disputa e as possibilidades de estratégia para que ele seja retomado da melhor forma, o Espaço Ciência está fazendo uma pesquisa entre os participantes.  O formulário deve ser preenchido até o dia 3 de junho, quarta-feira que vem.

ACESSE O FORMULÁRIO

O Torneio Virtual de Ciência é uma competição que, ao invés de estimular a disputa individual, aposta no trabalho coletivo dos grupos. Por isso, neste momento de isolamento social, o papel do professor orientador será fundamental para encontrar a melhor forma de, mesmo à distância, conseguir agregar os vários alunos da sala. Outro ponto que terá que ser reformulado  é o número e periodicidade dos desafios, que envolvem experimentos ou atividades que estimulam a descoberta da Ciência a partir de problemas do cotidiano.

No formato original do Torneio, todo processo de realização dos desafios é registrado em vídeo, postado no Youtube e os links encaminhados ao Espaço Ciência, que os compartilha em suas redes sociais. “Mas, a partir do formulário, pode ser que haja mudanças também neste formato!”, explica Arthur Lima, da coordenação do TVC.

Até agora, 140 equipes estavam inscritas. Mas as inscrições permanecem abertas. Basta acessar o formulário abaixo:

INSCREVA SUA EQUIPE

CONFIRA OS INSCRITOS ATÉ AGORA