SEMANA DA ENERGIA

Espaço Ciência tem programação virtual para celebrar, durante a semana, o Dia Mundial da Energia, 29 de maio

A Semana da Energia do Espaço Ciência começa nesta segunda (25) e promete algumas atividades bem legais. Até sexta (29), Dia Mundial da Energia, será possível descobrir diversas possibilidades de geração de energia: com baterias feitas em casa ou mini geradores eólicos por exemplo.

As atividades podem ser feitas em família ou aproveitadas pelos educadores durante as aulas remotas.  Os vídeos serão postados no site e em todas as redes sociais do Espaço Ciência: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.

Na primeira atividade da semana, será possível construir uma bateria usando latas de alumínio, fios de cobre e papel toalha, por meio de uma reação química que envolve o alumínio, o oxigênio e a água – com ajuda do sal e do cobre. E na segunda atividade, criar um pequeno gerador eólico e aprender sobre a energia que vem dos ventos.

ACESSE O 1º VÍDEO: BATERIA DE LATINHAS

ACESSE O 2º VÍDEO: MINI GERADOR EÓLICO

E, que tal dar um passeio por experimentos de Energia no Pavilhão de Exposições do Espaço Ciência?  Para isso, vamos relembrar o vídeo LIGADOS NA CIÊNCIA – ENERGIA, em nosso Canal do Youtube:

ACESSE O LIGADOS NA CIÊNCIA

DIA MUNDIAL DA ENERGIA – O Dia Mundial da Energia, 29 de Maio, foi criado para estimular a reflexão sobre a necessidade de redução no consumo de energia elétrica e utilização de fontes renováveis.

Atualmente, mais de 80% das fontes de energia do mundo não são renováveis, sobretudo petróleo, carvão e gás natural. No Brasil, embora ainda haja um percentual de quase 60% de utilização destas fontes, o percentual de uso de fontes renováveis é maior que no resto do mundo, já que os derivados da cana e a energia hidráulica correspondem juntos a cerca de 30%. Por outro lado, fontes como a eólica e a solar não chegam a 2% da matriz energética do país e tem bastante potencial para ampliação.

Comentários estão fechados.