APICULTORES E BIODIVERSIDADE

No Dia do Apicultor e da Biodiversidade, que tal escrever um poema sobre a importância das abelhas?

22 de Maio é o Dia do Apicultor e Dia Internacional da Diversidade Biológica. Que tal, então, celebrarmos o papel das abelhas para a biodiversidade e para o equilíbrio dos ecossistemas? O Espaço Ciência convida todos a  escrever um poema sobre a importância das abelhas para a natureza. Enviem seus textos para comunicacaoec@gmail.com, para serem compartilhados em nossas redes sociais. Confira abaixo o recado de João Luiz Aleixo. Ele é biólogo, apicultor e sócio da APIME (Associação Pernambucana de Apicultores e Melipolicultores). Também é o idealizador do Solar das Abelhas.

CONFIRA O VÍDEO

DIA DO APICULTOR – O Dia do Apicultor é comemorado em 22 de Maio no Brasil como referência ao Dia de Sanra Rita de Cássia, protetora dos apicultores. Produto que tem crescido em produção e exportação, o mel é hoje responsável por uma cadeia produtiva diversificada que envolve todo país. Segundo o último levantamento feito pelo IBGE, em 2017, a produção anual é em média de 41.594 toneladas. Mas, mais do que celebrar a importância econômica destes profissionais, a data estimula a reflexão sobre a importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas.

As abelhas desempenham a importante tarefa de polinizar plantas e, por isso, são responsáveis pela produção de alimentos. Estudos apontam que 50% da biomassa de uma floresta tropical seja formada por formigas, vespas, abelhas e cupins. Cerca de 75% das culturas e 80% das espécies de plantas dotadas de flores dependem da polinização. Ou seja, abelhas são fundamentais para garantir a diversidade e o equilíbrio do ecossistema.

III ENCONTRO – O Instituto Federal de Pernambuco – Campus Sertão, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas está promovendo, neste 22 de maio, o III Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri. O evento será transmitido pelo Google Meet, por meio do link: meet.google.com/wrq-tehv-pix. Confira a programação:

DIA DA BIODIVERSIDADE – As Nações Unidas proclamaram 22 de maio como Dia Internacional da Diversidade Biológica. Este ano, a Biodiversidade é também o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O Brasil está entre os países com maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. No entanto, o uso crescente e descuidado dos recursos naturais pelo homem coloca em risco  toda esta riqueza, com destruição e fragmentação dos habitats naturais e das espécies.

“Estamos organizando uma programação especial para tratar o tema na Semana do Meio Ambiente, 1 a 5 de junho. Fiquem ligados em nosso site e redes sociais”, informa Fabiana do Carmo, da Coordenação de Meio Ambiente e Manguezal do Espaço Ciência.

 

 

 

Comentários estão fechados.