DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

Espaço Ciência convida a repensar sua forma de lidar com os resíduos e propõe atividade para a meninada

Dezessete de Maio é o Dia Internacional da Reciclagem. A data foi instituída pela Unesco  para estimular a reflexão sobre questões ambientais, consumismo e a maneira da população lidar com os resíduos. Como forma de incentivar a conversa com a meninada sobre o tema, o Espaço Ciência está propondo uma atividade, conduzida pela monitora Ju Rodrigues, que também é a idealizadora do GreenGirl, instituição de empreendedorismo sustentável.

CONFIRA O VÍDEO

Segundo Ju Rodrigues, a reciclagem é o último estágio em uma política sustentável de resíduos sólidos. “Antes de falar em reciclar, é preciso repensar atitudes, recusar o consumismo, reduzir a geração de lixo e reutilizar o que for possível”,  explica.

Dados da Organização das Nações Unidas e Banco Mundial mostram que 1,4 bilhão de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são produzidos por ano. Significa uma média de 1,2 kg por pessoa a cada dia. Quase metade desse lixo é gerado por 30 países, justamente os mais ricos. As pesquisas preveem um aumento de 350% de resíduos até 2050 caso não ocorra uma mudança nos padrões atuais.

No Brasil, o Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) em 2017, revela que mais de 1559 municípios despejam seus resíduos sólidos em lixões e 1772 em aterros controlados. Vale ressaltar que 80% dos resíduos gerados nas cidades vão parar nos oceanos.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *