DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

Espaço Ciência propõe atividades e jogos para você se divertir com a Matemática

6 de Maio é o Dia Nacional da Matemática. Para celebrar a data, o Espaço Ciência propõe jogos e atividades para você fazer em casa, de maneira divertida. O Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao escritor, matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan. Ele usava histórias, jogos, problemas e desafios  para tornar a Matemática mais interessante para seus alunos. Na semana da #MarchaVirtualpelaCiência (LEIA AQUI), é bom lembrar que a Matemática, como a Ciência, está em tudo. E os investimentos e valorização do conhecimento científico ajudam um país a se desenvolver, com autossuficiência.

Em quatro vídeos, os monitores de matemática do Espaço Ciência falam sobre a data e propõem atividades para celebrar o Dia Nacional da Matemática. No primeiro deles, apresentam o homenageado e alguns exemplos de desafios apresentados por ele. Com o codinome Malba Tahan, Júlio César de Mello e Sousa publicou centenas de obras, sobretudo de Matemática, dos quais a mais conhecida é “O homem que calculava”. Nos demais vídeos, há jogos simples para se divertir em família, como o Jogo da Mancala e a roleta trigonométrica, ou atividades como o quebra cabeça de Pitágoras, que comprova a relação entre catetos e hipotenusa, e o pnetagrama geometricamente perfeito.    Então, prontos para brincar?

DESAFIOS DE MALBA TAHAN

JOGO DA MANCALA

QUEBRA CABEÇAS DE PITÁGORAS
(moldes 1 / moldes 2)