MARCHA PELA CIÊNCIA

Espaço Ciência convoca todos a participarem da Marcha pela Ciência. Saiba como.

A SBPC (Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência), Museus de Ciência e associações científicas em todo o país se unem, na próxima semana, na Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, cuja culminância é dia 7 de maio. O Espaço Ciência convoca todos os parceiros a contribuírem com o evento, seja compartilhando as informações nas redes sociais com as hashtags #paCTopelavida #fiquememcasacomaciencia #MarchaVirtualpelaCiencia e #EspaçoCiêncianãopara; ou enviando depoimentos em vídeo.

Durante toda a semana, o Espaço Ciência estará compartilhando matérias, postagens e vídeos sobre o tema em seu site e redes sociais. Quem quiser contribuir com vídeos, deve gravar um depoimento, com o celular na horizontal e duração de 30 segundos a dois minutos. O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa.

Entre os temas que podem ser abordados no vídeo estão: a importância da Ciência no enfrentamento da pandemia; a necessidade do isolamento social neste momento; medidas que deveriam ser adotadas para enfrentar a pandemia e seus impactos; a relação entre o orçamento destinado para a Ciência e a capacidade de um país para  enfrentar a pandemia… A sugestão é encerrar o vídeo com a frase“Fique em casa com a Ciência”.

Quem preferir, pode enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres, também com breve apresentação. Os depoimentos, tanto escritos quanto por vídeo, devem ser enviados para o e-mail marchavirtual@sbpcnet.org.br com cópia para o Espaço Ciência (comunicacaoec@gmail.com), junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo. Todos serão disponibilizados nas redes sociais e em uma playlist na TV SBPC e no Canal do Espaço Ciência, no YouTube.

EVENTOS – Durante toda a semana, as atividades promovidas pelo Espaço Ciência terão como mote a importância da Ciência e os temas trazidos pela Marcha. É o caso do DESAFIO FORA CORONA; e da live das Terças – que terá como convidado o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Além de sua programação própria, o Museu vai se integrar a outras instituições, seja compartilhando postagens e eventos produzidos pela organização nacional da  Marcha; ou participando de atividades promovidas por outras instituições. Em breve, divulgaremos a programação completa. Aguardamos os vídeos e depoimentos de todos. 

A manifestação visa reforçar a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e reiterar os termos do PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL, publicado em 7 de abril. O documento, que tem apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede a união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus. LEIA AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *