TVC: 1º DESAFIO NO AR!!!

5º Torneio Virtual de Ciência convida participantes a descobrir e valorizar o trabalho de mulheres cientistas

Está no ar o primeiro desafio do 5º Torneio Virtual de Ciência! Com ele, abre-se oficialmente a disputa em que, a cada mês, os participantes são chamados a descobrir como a Ciência pode ajudar em tudo! E, no mês das mulheres, nada melhor do que convidá-los a pesquisar, descobrir, entender e demonstrar o trabalho de mulheres cientistas. Confira o desafio:

ESCOLHA UMA CIENTISTA E DEMONSTRE A IMPORTÂNCIA DE SEU TRABALHO COM UMA APRESENTAÇÃO NA ESCOLA UTILIZANDO MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS (MÚSICA, TEATRO, POESIA, ETC)

A pesquisa é o ponto de partida: é importante conhecer bem a cientista escolhida e seu objeto de estudo. “A gente também sugere que os participantes valorizem as cientistas nacionais, sobretudo pernambucanas”, acrescenta Arthur Lima, da Coordenação do TVC. Outra ideia que pode valorizar o trabalho é a criação de experimentos ou atividades que demonstrem, de forma prática, o estudo realizado pela cientista escolhida. A partir daí, vale a criatividade para envolver a escola em um divertido espetáculo.

A apresentação pode usar diversas manifestações artísticas: teatro, música, poesia… e deve ser exibida para a comunidade escolar. No vídeo, não é necessário que a apresentação inteira seja registrada, já que são apenas três minutos. Mas é importante que, na edição, sejam selecionados os principais trechos, de forma a dar uma ideia do todo.

Entre os critérios de avaliação, serão levados em conta o domínio do conteúdo, criatividade, apresentação, envolvimento da comunidade escolar e qualidade do vídeo (áudio/imagem/duração de até 3 minutos).

Lembramos que todo processo deve ser registrado e transformado em um vídeo a ser postado na plataforma Youtube. Os links devem ser enviados até 23:59h do dia 08/04/2020 para o e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: número do desafio – série – nome da escola.

Os participantes que ainda não fizeram a inscrição, devem fazê-la por meio do link abaixo. Embora a inscrição solicite os dados de apenas dois estudantes, toda turma pode participar. A inscrição ficará aberta até o final do Torneio, mas apenas serão premiados os que cumprirem ao menos cinco dos seis desafios anuais.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

SAIBA MAIS SOBRE O TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA