CARNAVAL COM CIÊNCIA

Em seu 15º aniversário, troça “Com Ciência na cabeça e frevo no pé” animou o Museu

Sexta-feira, 14 de fevereiro, teve carnaval no Espaço Ciência. A troça “Com Ciência na cabeça e frevo no pé”, festejou seu 15º aniversário com muita folia, acompanhada pelas Orquestras da Ribeira e Paranampuká , passistas da Escola Sagrado Coração de Jesus e Escola de Frevo do Recife, Maracatu Real da Várzea e bonecos cientistas gigantes. O cortejo da troça marcou também o lançamento do tema da Semana Nacional de Ciência em 2020: “Inteligência Artificial, a nova fronteira da Ciência brasileira”.

CONFIRA O VÍDEO

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

A troça foi criada em 2005. A ideia era aproveitar a folia do carnaval para promover a divulgação de ciência e tecnologia. Fruto de parceria entre a SBPC PE, Espaço Ciência, CECINE, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, ela desfilou pela primeira vez no campus da UFPE durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC, que coincidiu com a semana pré-carnavalesca. Na época, celebrava-se o centenário da teoria da relatividade, o que ensejou o surgimento do primeiro boneco gigante da troça: Albert Einstein.

Desde então, a troça já desfilou no Recife Antigo,  Olinda,  Garanhuns e São Caetano. A cada ano, um cientista era homenageado com boneco gigante e os bonecos já se fizeram presentes em eventos como as reuniões anuais da SBPC, a Conferência RIO + 20 e até já ilustraram um cartão natalino da União Europeia de Ciências.

Nos últimos anos, a folia “Com Ciência na cabeça e frevo no pé” tem acontecido no próprio Museu, com participação dos visitantes e da equipe. Na Recepção do Museu, o público pôde conferir a exposição dos bonecos cientistas gigantes, com personagens como os geógrafos Aziz Ab’Saber e Milton Santos; a médica Naíde Teodósio; o químico Ricardo Ferreira; o físico José Leite Lopes; a psiquiatra Nise da Silveira; além do físico alemão Albert Einstein e do biólogo britânico Charles Darwin.