INSCREVA-SE NO 5º TVC

Inscrições para o 5º Torneio Virtual de Ciência estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Torneio Virtual de Ciência. Promovido pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, a disputa dura o ano inteiro e envolve alunos e professores de escolas públicas e particulares de todas as regiões do estado.  A cada mês, os participantes são desafiados a encontrar respostas na Ciência para problemas e questões vividas em seu dia a dia.

INSCREVA-SE AQUI

Na edição passada, por exemplo, foram seis desafios.  Os alunos tiveram que encontrar formas de purificação para uma água coletada de fonte natural; montar um experimento para gerar energia elétrica; identificar uma fonte de poluição atmosférica e desenvolver estratégias para tratar o problema. Também montaram diferentes tabelas periódicas, fabricaram relógios solares e desenvolveram bioprodutos.

Todos os passos da pesquisa e produção dos trabalhos são registrados em vídeo pelos grupos e postados no Youtube. Os links são enviados para a organização do Torneio que, além de fazer a análise técnica, posta os vídeos em sua página no Facebook. “O uso de estratégias digitais e ferramentas como as redes sociais facilita a participação de estudantes de todas as regiões do estado e dá visibilidade às pesquisas realizadas pelos grupos”, afirma Arthur Lima, da Coordenação do Torneio.

Em 2019, foram 150 equipes inscritas: 42 da Região Metropolitana; 32 da Zona da Mata; 37 do Agreste e 36 do Sertão. Os grupos produziram mais de 500 vídeos durante os seis desafios da disputa.  “Os jovens que participam do Torneio descobrem, na prática, como a Ciência é capaz de transformar a realidade. E mais: eles percebem o quanto podem ser protagonistas nessas mudanças”, opina o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão.

As inscrições seguem abertas durante todo o Torneio pelo site www.espacociencia.pe.gov.br. Não é obrigatório participar de todos os desafios, mas somente podem ser premiadas as equipes que enviarem ao menos cinco vídeos. Confira abaixo o cronograma da disputa:

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

ACESSE A FANPAGE DO TORNEIO