RETROSPECTIVA 25 ANOS

Confira como foi, para o Espaço Ciência, o ano de seu 25º aniversário

O Espaço Ciência celebrou este ano um quarto de século em busca da democratização do acesso ao conhecimento científico. O ano de 2019 é, portanto, um ano especial. Nos links abaixo, você confere um pouco da trajetória do Museu neste ano de seu 25º aniversário:

CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO

CONFIRA O RELATÓRIO CONDENSADO

Foram 104.274 visitas, apenas na sede do Museu. Se somar a isso, os números do Observatório da Sé; e os atendimentos pelos projetos itinerantes, educativos  e sociais, as estatísticas mais do que dobram.

A Ação Itinerante teve uma ampliação em relação ao ano passado e atingiu 35 municípios: foram 60 visitas e 104.576 pessoas atendidas. A ação educativa também manteve o alcance de seus principais programas: a Ciência Jovem e o Torneio Virtual de Ciência.

Mas a novidade deste ano foi o projeto “Feiras de Ciência em toda parte”. Com a experiência de 25 anos à frente da Ciência Jovem, que hoje é uma das três maiores Feiras de Ciência do país, o Espaço Ciência reconhece a importância destas iniciativas como ferramentas pedagógicas inovadoras, que estimulam a pesquisa e experimentação científicas. Por isso, foram realizados seminários em várias cidades de Pernambuco, com o objetivo de incentivar a realização de Feiras de Ciências municipais e escolares. Alguns resultados já se fazem sentir e quatro cidades realizaram sua primeira Feira Municipal de Ciências: Olinda, Timbaúba, Camutanga e Ferreiros. Uma outra já está prevista para estrear no ano que vem: a Ciência Jovem Araripina.

Semanas Temáticas e eventos diversos; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; parceria nas Olimpíadas de Química e Olimpíada Nacional de Ciência ou no projeto Meninas na Ciência… foi um ano de muitas realizações, em que o Espaço Ciência manteve o crescimento progressivo de suas estatísticas.

Que em 2020 seja mais um ano de grandes plantações e excelentes colheitas! Para isso, contamos mais uma vez com a parceria de todos.