USINA NUCLEAR EM DEBATE

Espaço Ciência sedia debate público sobre a instalação de Usina Nuclear em Itacuruba

A possibilidade de instalação de uma Usina Nuclear em Itacuruba, Sertão de Pernambuco, será tema de debate no Espaço Ciência. Nesta sexta (06), cientistas a favor e contra o empreendimento expõem seus pontos de vista. Participam da discussão o professor de Física da UFPE Sérgio Rezende; a professora da UPE Vânia Fialho; o professor aposentado da UFPE Heitor Scalambrini; e o conselheiro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares, Carlos Henrique da Costa Mariz. O debate será de 9h às 13h e é aberto ao público.

Promovida pela Academia Pernambucana de Ciências (APC), com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), a iniciativa busca envolver cientistas e técnicos na discussão sobre o assunto, alvo de muita polêmica.

A tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 09/2019), que modifica a Constituição pernambucana para permitir a instalação de usinas nucleares, divide a opinião de gestores, parlamentares, cientistas e sociedade civil.

O projeto de instalação da Usina prevê investimentos de R$ 30 bilhões para construção de seis reatores nucleares. A ideia é debatida desde 2011. Na época, a Eletronuclear (subsidiária da Eletrobras) divulgou um estudo que apontava Itacuruba como melhor opção no Nordeste.

No primeiro semestre deste ano, o tema voltou à tona quando o município foi citado pelo presidente da Eletronuclear como um dos pontos para construção de novas usinas nucleares no Brasil, dentro do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050).

Duas audiências públicas já foram realizadas na Assembleia Legislativa para debater o tema. Uma terceira audiência deve acontecer no próprio município. O evento no Espaço Ciência busca envolver a comunidade científica na discussão do tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *