RIO CAPIBARIBE EM FOCO

Barqueata e Simpósio celebram o Dia do Rio Capibaribe: 24 de novembro

Uma barqueata vai marcar o Dia do Rio Capibaribe neste domingo, 24 de novembro. Com desfile de canoas, apresentação do Maracatu Real da Várzea e passeio no barco-escola da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, da Prefeitura do Recife, o evento tem concentração no Marco Zero, a partir das 13:30h. De lá, os barcos seguem até o Shopping RioMar Recife, onde haverá um abraço simbólico ao estuário do rio, e navegam de volta para o Marco Zero. A barqueata abre o II Simpósio Capibaribe, que será realizado no Espaço Ciência.

O “II Simpósio Capibaribe: uma visão multidisciplinar” é organizado coletivamente por várias instituições: Espaço Ciência, UFRPE, Instituto Bioma Brasil, Instituto de Ciências Biológicas da UPE, SBPC-PE (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe, ONG Recapibaribe e Escola Ambiental Águas do Capibaribe (PCR/SE). Na segunda e terça (25 e 26), estudantes, pesquisadores, ambientalistas e interessados se reúnem para debater problemas e propostas para o Rio Capibaribe.

São três Mesas Temáticas: Rio Capibaribe na paisagem urbana; políticas públicas; e pesca artesanal em áreas estuarinas. Haverá também roda de conversa com especialistas e representantes da sociedade civil e apresentação de trabalhos em pôsteres. O público também poderá conferir duas exposições: “Arte em Metareciclagem – formando olhares sobre o meio ambiente”, de Djanice Leonardo; e a mostra dos trabalhos produzidos na Oficina Imaginautas.

Conduzida pelo artista plástico Gugha Távora, a oficina vai reunir jovens e crianças para criarem juntos uma intervenção artística: o  “Capibaribe ImagináRIO”. A proposta é que, com tecido, materiais catados à margem do rio, pinturas e desenhos, resíduos plásticos e outros materiais, se crie uma espécie de rio imaginário. A oficina será realizada no Shopping RioMar no Dia do Capibaribe e também no Espaço Ciência, durante o Simpósio.  

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *