FECETEC DE CAMUTANGA É LEI

Na véspera da 1ª Feira Municipal de Ciências, Camutanga aprova Lei que garante sua realização anual

Camutanga, um dos menores municípios de Pernambuco, com população de cerca de 10 mil habitantes, é a primeira cidade da Zona da Mata Norte a garantir, em Lei, a efetivação da sua Feira de Ciências. A Lei nº 13, que contou com participação dos educadores da cidade em sua elaboração, inclui a Fecetec (Feira de Ciência e Tecnologia de Camutanga) no calendário municipal. Ela uniu vereadores de diferentes correntes ideológicas ao prefeito Armando Pimentel da Rocha e foi aprovada nesta quarta (13), véspera da realização da primeira edição da Feira.

Nesta quinta (14), a Fecetec vai reunir cerca de vinte projetos de alunos de escolas públicas e privadas locais e também de municípios vizinhos, como Timbaúba, Ferreiros e Vicência. A Feira acontece de 8h às 17h, próximo à Casa de Festejos “O Gonzagão” e contará com apresentação da Orquestra Filarmônica da cidade. Os programas itinerantes do Espaço Ciência – Ciência Móvel, Planetário e Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco – estarão presentes.

A região da Mata Norte é rica na realização de Feiras de Ciências. Além de Camutanga, São Vicente Férrer, Timbaúba, Vicência, Ferreiros, Macaparana, Paudalho, Tracunhaém e Carpina já realizam suas mostras científicas. “Em Pernambuco, temos o privilégio de contar com o estímulo do Espaço Ciência para despertar o interesse pela investigação e experimentação a partir da valorizacão dos trabalhos científicos da escola. A criação de leis municipais dá maior autonomia para que cada cidade reforce esta estratégia e trace seu caminho”, afirma Lurdinalva Monteiro, coordenadora regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Mata Norte de Pernambuco

Lurdinalva desempenha um papel fundamental no projeto do Espaço Ciência de estimular a realização de “Feiras de Ciências em toda parte”. Desde o início do ano, o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão visitou onze municípios do estado para realizar seminários com educadores e fomentar o uso da pesquisa e experimentação como ferramenta pedagógica e a realização de Feiras de Ciências em escolas e municípios.

Com parceria de Lurdinalva, três cidades da Mata Norte realizaram, ou vão realizar, este ano sua primeira Feira Municipal: Timbaúba, Camutanga e Ferreiros. Ela participa, também, da organização das Feiras de São Vicente Férrer, Vicência e Macaparana.