EDUCAÇÃO EM DEBATE

Plenárias da 25ª CIÊNCIA JOVEM promovem compartilhamento de experiências pedagógicas

Um dos diferenciais da CIÊNCIA JOVEM, a categoria Educação Científica adquiriu este ano um novo formato. A categoria reúne experiências pedagógicas de educadores. Nesta 25ª edição, ao invés da simples apresentação oral e individual dos professores, foram criadas mesas temáticas com espaço para debate e troca de ideias.

São seis diferentes mesas, cada uma delas com três a seis projetos. Em debate, diferentes estratégias para ensinar Ciências, formas de integrar conteúdos em abordagens multidisciplinares, ferramentas pedagógicas que garantam a inclusão de pessoas com necessidades especiais, envolvimento da comunidade e utilização de problemas locais para a pesquisa e descoberta científica…

No primeiro dia da CIÊNCIA JOVEM, educadores relataram os resultados verificados com o uso da Robótica, trabalhos práticos e coletivos com microbiologia, experimentos com nanotecnologia no Ensino Médio, utilização de canudos e caixas de papelão para ensinar geometria espacial, entre outras experiências.  

Citaram estratégias para integrar os conteúdos, seja montando hortas para ensinar matemática ou incentivando a criação de produtos e o empreendedorismo para tratar de sustentabilidade. Citaram exemplos de envolvimento da comunidade: uma campanha realizada por crianças para coleta de óleo e criação de velas aromáticas; a observação das pragas nas plantações para aprendizagem de biologia.

Inclusão foi outro tema em debate: como realizar um trabalho de acolhimento e de valorização das aptidões de cada um? Como utilizar estratégias lúdicas para fomentar entre alunos especiais o interesse pelos conteúdos abordados? Como, além de conseguir repassar os conteúdos, promover uma real inclusão e socialização entre estes estudantes?  As plenárias continuam nesta quinta, com mais três mesas temáticas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS PLENÁRIAS DA
CATEGORIA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *