CONFIRA AS NOTAS DO 6º DESAFIO

No último desafio do Torneio Virtual de Ciência, estudantes criaram produtos a partir de recursos naturais locais

Que tal aproveitar recursos da natureza para acabar com o chulé? Usar um substrato do caju para combater o Aedes aegypti? Ou reaproveitar resíduos para confeccionar o detergente e o sabão a serem usados na escola? Essas foram algumas ideias de bioprodutos desenvolvidos pelos participantes do 4º Torneio Virtual de Ciência neste último desafio. As notas já estão disponíveis e, a partir de agora, os grupos têm até dia 10 para enviarem pedidos de recurso. A divulgação final dos resultados será no dia 12 de novembro e a cerimônia de premiação, no dia 9 de dezembro.

CONFIRA AS NOTAS DO 6º DESAFIO

Todos os vídeos foram avaliados por uma Comissão Técnica, que estabeleceu uma pontuação com base nos  seguintes critérios: criatividade; envolvimento da comunidade escolar no desenvolvimento do produto; benefícios sociais, ambientais e/ou econômicos gerados pelo produto desenvolvido; domínio de conteúdo; e qualidade do vídeo (áudio, imagem, cumprimento do tempo).

Uma escola de cada série recebeu uma pontuação extra de 0,3 pelo alcance de sua publicação obtido no Facebook, que foi somada à nota técnica. Ganharam ponto os grupos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Imaculada Conceição;  e 1º,  2º e 3º anos da EREM Fernando Pessoa de Melo. “Ressaltamos que, para essa pontuação extra, utilizamos a ferramenta alcance, disponível para páginas no Facebook. Ela leva em consideração as curtidas, comentários, acessos ao link e compartilhamentos feitos por perfis diferentes”, explica Arthur Lima, da Coordenação do Torneio.

O TORNEIO – O Torneio Virtual de Ciências é promovido pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência em Pernambuco, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Cada equipe deve desenvolver seu experimento e registrar em vídeo as diferentes etapas e o resultado do trabalho. Os vídeos são postados pelos grupos no Youtube e o link é encaminhado à coordenação da disputa. Todos os vídeos são postados no facebook do Torneio.

O primeiro desafio, lançado na época da Semana da Água, propôs que os participantes coletassem água de uma fonte natural e encontrassem formas de deixá-la potável e natural. No segundo, os participantes foram convidados a encontrar formas de gerar energia elétrica. No terceiro desafio, os participantes identificaram uma fonte de poluição do ar em sua cidade e desenvolveram estratégias de combate. No quarto, o desafio foi para construção de uma tabela periódica e no quinto, para confecção de um relógio solar. No quinto, montaram um relógio solar na escola ou entorno; e, no sexto, criaram um bioproduto ou produto bioinspirado.

.