TEMPORADA DE FEIRAS DE CIÊNCIAS

Em Timbaúba, Vicência e outros 14 municípios, estudantes mostram importância das Feiras

CIÊNCIA JOVEM TIMBAÚBA

Está aberta a temporada de Feiras de Ciências em Pernambuco. O estado possui 16 Feiras Municipais registradas pelo Espaço Ciência. A maioria ocorre a partir do mês de outubro, com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e se estende até novembro – quando também é realizada a CIÊNCIA JOVEM, uma das principais Feiras de Ciência do país.  Quatro mostras municipais estão ocorrendo pela primeira vez, a exemplo da de Timbaúba que, realizada na última sexta (25), mostrou que veio para ficar.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

CONFIRA O VÍDEO

Foram cinquenta projetos  de escolas públicas e privadas da cidade e também de Macaparana, Ferreiros, Camutanga, Vicência e São Vicente Férrer.  Os temas relacionaram-se, sobretudo, ao da bioeconomia e sustentabilidade, proposto pela SNCT: projetos de reciclagem, confecção de repelentes naturais, reaproveitamento de resíduos, biodigestores e cultivo, fontes de energia sustentáveis, utilização e aproveitamento de recursos naturais locais…

Maysa e Arthur, da Escola Santa Maria de Timbaúba, chamaram atenção com o projeto que transformava em tinta os restos de maquiagem fora de validade. Gilmar e Rodrigo, da EREM Professor José Mendes da Silva, também de Timbaúba, mostravam como podiam ser obtidos indicadores de PH a partir de flores típicas da região. Josenildo e Lucas, da Santa Maria de Timbaúba, falavam com orgulho sobre o Biorobtec, aspirador de pó construído com uma garrafa pet, uma bateria de 12 volts e um cooler de computador antigo.

Em quase todos os projetos, os estudantes mostravam desenvoltura, demonstrando que haviam se apropriado do conteúdo de forma natural – um processo de aprendizagem típico das Feiras de Ciência.

DESDE PEQUENOS – As Feiras pernambucanas também revelam a importância de estimular a pesquisa desde os anos iniciais. Tanto na CIÊNCIA JOVEM TIMBAÚBA, quanto em outras mostras científicas como a EXPOVICÊNCIA, realizada nos dias 26 e 27, os pequeninos deram show. É o caso de Antonella e Sara (Escola Santa Maria de Timbaúba), que davam dicas de como economizar energia. Ou de Luna, Gabriel, Otávio e Marcos – turminha da Escola Carlos Pessoa Guerra (Vicência), que sabia tudo sobre a banana: desde o cultivo às diferentes formas de aproveitamento.

As feiras são a culminância de projetos que são desenvolvidos de forma continuada e integrada ao curriculum escolar. No Centro Educativo Monte Belo, que fez parte da Expovicência, foi um ano de trabalho sobre meio ambiente, que envolveu toda a comunidade escolar e também familiares e comunidade em atividades com horta, coleta seletiva, atividades artísticas com material reciclado, caminhadas ecológicas…

EM TODA PARTE – Na próxima quinta (31), é a vez de São Vicente Férrer realizar sua Educatecciência, fechando a programação de outubro, que também contou com as Feiras de Ciências de Serra Talhada (23 e 24); e do Agreste, em Caruaru ( 23 a 25)

Em novembro, serão mais quatro feiras científicas, além da 25ª CIÊNCIA JOVEM. A  Fecon, de Recife, será de 20 a 23/11; a de Ferreiros, em 29/11; e duas delas acontecem pela primeira vez: a Fecetec de Camutanga,  em 14/11, e a de Araripina, 20 a 22/11. Confira abaixo a lista de Feiras Municipais ou Regionais de Ciência em Pernambuco:

1. Expotec –Camaragibe
  2. Expoceti –São Lourenço da Mata
  3. Ciência Jovem – Olinda
  4. Ciência Jovem – Timbaúba
  5. Ciência Jovem – Araripina
  6. Feira de Ciências do Agreste – Caruaru
  7. Feira de Ciências – Ferreiros
  8. Fecetec – Camutanga
  9. Fecon – Recife
  10. Expovicência – Vicência
  11. Educatecciência – São Vicente Férrer
  12. Feira de Ciência – Serra Talhada
  13. Viver Ciência – Itambé
  14. Feira de Ciências – Afogados da Ingazeira
  15. Fenecit – São Lourenço da Mata
  16. Feconcit – Poção

CIÊNCIA JOVEM – A Ciência Jovem, que este ano acontece pela 25ª vez, é a culminância de todo este processo. Congrega projetos de todas estas feiras e também de outros municípios pernambucanos; de todos os estados do Brasil; e de outros países latino-americanos. São 300 projetos, de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de educadores de escolas públicas e privadas. Acontecerá nos próximos dias 6, 7 e 8, no Shopping RioMar (SAIBA MAIS AQUI).